Tratamento humanizado poderá se estendido a todos os pacientes do SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta (PL 119/19) que determina a atenção humanizada no Sistema Único de Saúde, SUS.

A proposta original, da deputada Renata Abreu, do Podemos de São Paulo, determinava a atenção humanizada para mulheres, mas o substitutivo aprovado na Comissão dos Direitos da Mulher, estendeu esse atendimento à toda a população.

“Nós concluímos que, justamente por ter um caráter abrangente, essa alteração do substitutivo vai consolidar a adoção desse princípio para toda a população brasileira. Então, vai beneficiar, além de todas as mulheres e todas as patologias que elas sofrem, também as crianças, as famílias e todos os grupos”.

Em 2019, o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, recebeu o selo exclusivo de Inovação em Humanização.

A coordenadora da assessoria de humanização do instituto, Jussara Zimmermann, lembrou que a política nacional de humanização foi instituída por lei em 2003 e desde então vem sendo implementada no hospital.

“Acreditamos que humanizar é oferecer um atendimento de qualidade, articulando, não só a tecnologia, mas o acolhimento e a melhoria dos ambientes de cuidado além das condições de trabalho dos profissionais. Então é um mix de vários pontos que são fundamentais para que consigamos de uma maneira efetiva receber as pessoas nas organizações de saúde”.

Jussara Zimmermann destacou que o atendimento humanizado garante às crianças e às famílias que o processo de recuperação ocorra de forma menos traumática.

A proposta que altera a lei do SUS para garantir o atendimento humanizado a todos os pacientes ainda vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. (Karla Alessandra / Rádio Câmara)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados