Professor da UFBA apresenta palestra sobre estabilização de encostas na Codesal

O professor, ex-diretor da Escola Politécnica da UFBA e presidente licenciado do CREA-BA, o engenheiro civil Luís Edmundo Prado de Campos, apresentou nesta quinta-feira (05/03), no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), palestra sobre o tema “Estabilização de Encostas” em mais uma edição do Quintas do Saber da Defesa Civil de Salvador.

O evento teve a participação de engenheiros, arquitetos, técnicos da Codesal e das demais secretarias e órgãos da Prefeitura de Salvador e do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Na abertura, o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, destacou o espírito colaborativo do professor Luizão, como é chamado, para com as atividades da Codesal, razão pela qual foi homenageado com o título de “Amigo da Defesa Civil”, em outubro de 2018.

“Certamente será uma aula magna sobre assunto tão relevante para a nossa cidade e que antecipa a Operação Chuva 2020 cujo decreto deverá ser assinado pelo prefeito ACM Neto já na próxima semana”, afirmou.

Ao iniciar a apresentação, o professor afirmou que “a melhor forma de evitar o desastre é se antecipar a ele”, destacando o trabalho preventivo que a Codesal realiza durante todo o ano, permitindo maior segurança no período chuvoso.

Ele associou a topografia acidentada da cidade e a falhas geológicas existentes aos riscos verificados nas encostas para, em seguida, analisar os problemas de construção que acarretam em problemas de escorregamento.

O engenheiro falou ainda sobre a drenagem e proteções de taludes como de grande importância para prevenção. Segundo Luiz Edmundo, muitos escorregamentos de encostas estão relacionados com a forma desordenada que a população se instala em locais de risco. A falta de orientação e também questões sociais e de renda contribuem para o problema, potencializados pelas chuvas.

O professor destacou ainda a necessidade de assegurar melhor direcionamento para as águas de chuva naquelas comunidades já que a população costuma jogar a água diretamente nas encostas, o que agrava a situação dos taludes em épocas chuvosas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados