Limpurb coleta mais de 1,5 mil toneladas de resíduos no Carnaval

Apesar do número recorde foliões no Carnaval deste ano, a Limpurb coletou 1.562,00 toneladas de resíduos, contra as 1.535,00 de 2019. Foram apenas 27 toneladas a mais.

O volume apenas um pouco maior em 2020 se deve, segundo o presidente da Limpurb, Marcus Passos, às ações adotadas pelo órgão, com destaque para o suporte direto aos catadores, que tiveram à disposição 14 centrais de apoio.

A quantidade de resíduos recicláveis, este ano, deve ser de 200 toneladas, contra 135,5 toneladas do ano passado. Ou seja: 65,5 toneladas a mais, se comparado a 2019.

“Mesmo com o número impressionante de pessoas nas ruas, a quantidade de resíduos coletados não aumentou na mesma proporção. O trabalho dos catadores de material reciclável foi fundamental neste processo. Trabalhamos em parceria com as cooperativas, a Ambev e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), através dos Centros de Apoio ao Catador, no sentido de garantir infraestrutura e renda para os mesmos. Eles levavam as latinhas e plásticos retirados das ruas para estas centrais, onde pesavam e recebiam o dinheiro na hora”, ressalta Passos.

“Também acredito que o cidadão esteja mais consciente sobre a sua responsabilidade ambiental”, acrescenta.

Durante o Carnaval, a Limpurb colocou em campo, ainda, sua equipe de educação ambiental, com o intuito de orientar os ambulantes às melhores práticas durante a folia. Em todos os dias da festa, os educadores distribuíram sacolas plásticas, esclareceram sobre o acondicionamento dos resíduos e a necessidade de manter os espaços limpos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados