Prefeitura monitora 158 amostras de água durante o Carnaval

A Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fez coleta de 158 amostras de águas nesses cinco dias de Carnaval. A ação teve como alvo estabelecimentos comerciais próximos ao circuito da folia, como camarotes, hotéis e restaurantes. De todo material coletado, sete amostras estavam fora do padrão.

A atividade visa garantir a qualidade do líquido, que é elemento vital para a sobrevivência humana, ingerida pelos foliões. Esse trabalho, portanto, evita que baianos e turistas contraiam doenças através do consumo de água imprópria.

Durante o monitoramento, são observados os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água como o pH, temperatura, turbidez, coliformes totais e termotolerantes. Os espaços visitados receberam um selo de acompanhamento e os que estavam fora do padrão receberam uma notificação para adequação em até 24h. Após esse prazo, mantendo a infração, o estabelecimento é sumariamente interditado.

Cuidados – O coordenador da Visamb, Ricardo Lourenço, explica que a ingestão de água imprópria pode causar doenças que vão de infeções intestinais, hepatites, cólera, febre, tifoide, leptospirose, amebíase e giardíase até infeções generalizadas que podem levar ao óbito.

“O Carnaval é uma época em que a cidade está lotada de baianos e turistas. A Prefeitura investiu na instalação de um laboratório para analisar a água distribuída pela prestadora em Salvador. Nossos técnicos são especialistas, treinados e capacitados continuamente para identificação de alterações do padrão de potabilidade da água para consumo humano”, afirma Lourenço.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental ainda conta que dificilmente uma pessoa pode diagnosticar alterações e presença de microrganismos na água, mas que alguns cuidados podem ser tomados. “As pessoas devem ficar atentas para alterações no padrão da cor, cheiro ou turbidez no aspecto da água a ser consumida”, orienta.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados