Filhos de Gandhy são abordados em campanha contra importunação sexual

A campanha “Pare! Não à Importunação Sexual”, lançada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) para o Carnaval de Salvador, promoveu nesta segunda-feira (24) uma série de abordagens a foliões dos blocos que passaram no circuito Barra/Ondina. A ação, que consiste em dar orientações e fazer distribuição de materiais educativos, foi feita durante o desfile dos Filhos de Gandhy e Camaleão, que estavam entre os primeiros trios a sair no percurso.

A mobilização também vem promovendo abordagens no Circuito Osmar (Campo Grande) e em estações de transbordo, hotéis e camarotes. Além disso, a campanha está sendo exibida em nove outdoors espalhados pela cidade e em vídeo explicativo por meio do BusTV em mais de 180 linhas de ônibus. O material educativo está em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Além da conscientização – A titular da SPMJ, Rogéria Santos, destacou que a ação vai além de apenas conscientizar foliões. “Precisamos entender que, quando falamos de importunação sexual, é que existe limite. E quando ele é desrespeitado, aquilo passa a constranger a outra pessoa e isso não é legal para ninguém. O que a gente tem feito na campanha do ‘Pare!’ é fazer com que se entenda isso”.

A secretária da pasta elogiou o comportamento dos foliões do Gandhy. “Eles estavam aqui cantando músicas respeitando as mulheres, pedindo paz. Então, em todos os blocos e trios, precisamos entender que o Carnaval é bom, é maravilhoso, e damos esse limite. Se falamos ‘pare’, é para parar. Passou disso, você está importunando. Queremos que seja um Carnaval de festa, de respeito, consciência e valorização aos direitos das mulheres”, completou Rogéria.

Estrutura – Além dessas ações, o Carnaval de Salvador possui este ano duas unidades do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, Infância e Juventude (Ciami) para prestar apoio às mulheres vítimas de violência dentro dos circuitos. Os equipamentos, inaugurados na quinta-feira (20), dispõem de serviço qualificado com atendimento jurídico, psicológico e social.

Um deles está situado no Campo Grande, na Praça Dois de Julho, no Circuito Osmar (Campo Grande), e o outro na Avenida Adhemar de Barros, em frente à Drogaria São Paulo, para atender as foliãs do Circuito Dodô (Barra/Ondina).

Além do atendimento às mulheres, as unidades do Ciami prestam assistência às crianças, adolescentes e jovens que sofram violações de direitos durante a festa, fazendo encaminhamentos para os demais serviços da SPMJ, como os três Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAACs). Estes centros estão distribuídos no Garcia, em Ondina e no Rio Vermelho, e possuem capacidade de receber até 460 crianças e adolescentes. Foto: Valter Pontes/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados