Postos de saúde registram queda de 40% em agressões na folia

Os módulos de saúde do Carnaval registraram, no quarto dia de folia, 76 casos de agressões por armas brancas, uma redução de 40%, em relação ao mesmo período de 2019. As armas brancas são objetos que, embora não tenham essa finalidade, podem ferir gravemente o folião, a exemplo de espetos, facas e garrafas de vidro.

A queda da ocorrência nos postos reflete a intensificação da apreensão dos itens feita pela Prefeitura durante a folia. Somente no domingo, foram 913 materiais do tipo recolhidos pela Secretaria de Ordem Pública (Semop) e Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, a intensificação do trabalho da Polícia Militar, fato elogiado ontem (23) pelo prefeito ACM Neto, é fundamental nesse processo

No total, os módulos de saúde instalados para a festa realizaram, entre a noite de ontem (23) e madrugada de hoje (24), 3.289 atendimentos, a maioria no Circuito Dodô (Barra/Ondina), com 2.485. As principais causas continuam sendo os atendimentos clínicos, responsáveis por 80,9% do total das ocorrências.

Foram transferidos 95 pacientes para unidades de retaguarda, o que corresponde a apenas 3% do total de atendimentos realizados nos circuitos. Avaliação especializada, radiológica e tomográfica estão entre os principais motivos de transferência para, principalmente, o Hospital Geral do Estado (HGE), UPA Brotas e UPA Vale dos Barris.

Fiscalização – As equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriaram 34 trios e 29 camarotes em pleno domingo de Carnaval, na ação que prossegue até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas. A ação visa checar o cumprimento das normas previstas no ato de licenciamento da atividades.

Entre os trios, 22 receberam uma notificação de caráter informativo acerca das orientações previstas pelo Ministério Público da Bahia quanto aos uso indevido de serpentinas, sinalização e proteção de abraçadeiras. Em relação ao uso de serpentinas, um edifício no circuito Barra-Ondina também recebeu uma notificação orientando sobre a proibição do lançamento desses materiais e picotes de papel próximos da rede elétrica.

A Sedur ainda manteve a operação de apreensão de materiais de publicidade em desacordo com as normas de patrocínio oficial da festa. Foram apreendidos, por exemplo, 5.274 panfletos.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Semop) apreendeu, entre a noite de ontem (23) e madrugada de hoje (24), 2.063 latas de cerveja nas operações de restrição de marca. O órgão também recolheu materiais irregulares (fogareiros e barracas desmontáveis, por exemplo) e de risco, entre os quais 141 armas brancas (espetos facas e garrafas de vidro, por exemplo).

Os responsáveis pelos materiais apreendidos só poderão reaver os produtos, a partir do dia 27 (quinta-feira, após o Carnaval), na sede da Semop, na Avenida San Martin, mediante pagamento de uma taxa de liberação. No total, foram 3.588 materiais apreendidos no quarto dia oficial de festa.

Guarda Municipal – Além das 141 peças apreendidas pela Semop, a Guarda Municipal também recolheu, somente ontem, 772 objetos perfurocortantes, com potenciais de armas brancas, totalizando 913 apreensões pelos dois órgãos municipais. A ação visa contribuir, preventivamente, com o esquema de segurança do Carnaval.

A Guarda realizou, entre a noite de ontem e madrugada de hoje, 236 atendimentos e duas ocorrências sem maior gravidade. A corporação também está identificando crianças no circuito, com pulseirinhas que reúnem os dados dos responsáveis. No domingo, foram feitas 25.584 identificações nos três principais circuitos da folia, numa ação preventiva caso os menores se percam na folia.

Transporte – Doze taxistas foram autuados, cinco por recusas de passageiros e seis por cobrança abusiva, no domingo de Carnaval. Os dados são da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Quem optou pelo serviço de táxi, contou com oferta de 7,2 mil veículos, com 31.440 mil pessoas transportadas. De acordo com o órgão, 742.470 pessoas foram transportadas pela folia no sistema convencional de ônibus. Já nos veículos do sistema complementar, foram transportados cerca de 57.655 mil passageiros.

A linha gratuita Lapa-Calabar, que permite o acesso ao Circuito Dodô, transportou na quarta noite de operação 129.151 mil pessoas. A linha Lapa-Terminal Aeroporto transportou mais de 1,7 mil passageiros. Já os mototaxistas transportaram 21.593 mil passageiros. O Expresso Carnaval conduziu 13.873 passageiros nas linhas em operação.

Internet grátis – Mais de 1,1 milhão de foliões usaram, somente no domingo (23), a rede de Wi-Fi gratuita Conecta Salvador disponibilizada pela prefeitura nos circuitos do Carnaval. Foram feitos 300,4 mil envios de fotos em alta resolução e mais de 600 mil acessos às redes sociais. Os dados são apurados pela Companhia Municipal de Governância Eletrônica (Cogel).

Poluição sonora – As equipes da Secretaria de Ordem Pública (Semop) fizeram, somente neste domingo (24), 91 vistorias nos circuitos e 71 monitoramento de trios, sem registro de infrações..

Salvamar – As equipes de salva-vidas atuaram intensamente no domingo de Carnaval, no circuito da orla (Barra-Ondina). Foram 42 resgastes, oito salvamentos e 115 ações preventivas.

Ouvidoria – Os foliões também estão ajudando a Prefeitura na apuração da qualidade dos serviços presados. Em três dias de festa, foram registradas 4.255 demandas, sendo 98,3% referente às equipes de rua e 1,7% do call center. Dos 4.255 registros, 2.359 foram informações/orientações, 1.393 elogios, 224 sugestões, 132 solicitações de serviço e 49 reclamações.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados