Carnaval registra redução de 45% nos atendimentos cirúrgicos

Dos 2.224 atendimentos realizados nos módulos de saúde até o terceiro dia oficial do Carnaval, 80,5% foram de casos clínicos como cefaleia, dores e intoxicação alcoólica. O Circuito Dodô (Barra/Ondina) continua liderando o número de ocorrências, nos módulos Farol da Barra e Ademar de Barros, principalmente.

Houve redução de 45% dos atendimentos cirúrgicos e de 24% dos ortopédicos em relação ao ano passado, ressaltando a baixa gravidade e maior cuidado com os tipos de calçados utilizados pelos foliões. Apenas 3% do total de pacientes assistidos necessitaram ser transferidos para realizarem avaliação especializada. O Hospital Geral do Estado (HGE), UPA Vale dos Barris e UPA Brotas foram as unidades de retaguarda com mais transferências.

Transporte – Pelo menos 3,6 milhões de passageiros foram registrados pelos diversos modais de transporte disponibilizados para levar o folião aos circuitos do Carnaval nos três primeiros dias do maior carnaval de rua do mundo. Somente no terceiro dia, ontem, foram 743,3 mil pessoas usando o sistema convencional de ônibus coletivos e outras 48,6 mil no o sistema complementar.

Aproximadamente 110 mil foliões usaram a linha especial gratuita Lapa-Calabar. Mais de 22 mil pessoas optaram pelo táxi e quase oito mil usaram o mototáxi, segundo dados divulgados hoje pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Trânsito – Nos três primeiros dias oficiais de festa, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou uma diminuição de 73,5% na quantidade de vítimas de acidentes de trânsito na capital, se comparado com o mesmo período de 2019. Este ano, até o momento são 14 vítimas em toda cidade, sendo uma fatal.

No ano passado, foram 53 vítimas, das quais duas fatais. Durante a operação da terceira noite de Carnaval, foram registradas 1.372 autuações, além de 67 remoções gerais de veículos em situação irregular. Agentes de trânsito abordaram 587 condutores durante as blitze da Lei Seca realizadas na noite deste sábado (23). Destes, 53 foram autuados por terem ingerido álcool. Ainda durante as abordagens, 41 habilitações foram recolhidas e 16 veículos foram levados ao pátio da autarquia.

Segurança preventiva – No geral, a Guarda Civil Municipal (GCM) prestou 227 atendimentos aos foliões, mas sem nenhuma ocorrência mais grave. O órgão também está fazendo a identificação de crianças. Só neste sábado, 10 mil menores receberam a pulseirinha que informa dados básicos dos responsáveis, caso elas se percam na folia. Houve ainda a distribuição de 6.522 materiais informativos.

Fiscalização – O uso de produtos e material de divulgação no circuito em desrespeito às normas da publicidade oficial tem sido o principal motivo das apreensões de itens promocionais e notificações feitas pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). No sábado de Carnaval, foram lavrados sete autos de infração e registradas 38 notificações que alertam para a questão, além de itens relativos à segurança.

Quatro camarotes foram notificados, por exemplo, por irregularidades relativas à sinalização e proteção de abraçadeiras. Foram ainda realizadas 34 notificações especiais junto aos blocos acerca de orientações previstas pelo Ministério Público da Bahia quanto aos uso indevido de serpentinas, sinalização e proteção de abraçadeiras.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Semop) apreendeu, só no terceiro dia da folia, 2.549 itens, entre materiais irregulares (fogareiros, barracas desmontáveis), de risco (espetos, botijão de gás) e restrição de marca (latas de cervejas). Os responsáveis pelos materiais apreendidos só poderão reaver os produtos a partir do dia 27 (quinta-feira, após o Carnaval), na sede da Semop, na Avenida San Martin, mediante pagamento de uma taxa de liberação.

Defesa da mulher e crianças – Por meio de ações diversas, envolvendo Conselho Tutelar, por exemplo, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, no terceiro dia de folia em Salvador, mais de 800 atendimentos a crianças e adolescentes.

Uma das ações envolvem os abrigos para filhos de ambulantes que atuam no circuito, instalados em escolas municipais (Casa da Amizade, Hildete Cruz e Oswaldo Cruz), com 453 menores assistidos ontem (22), 40% a mais que o registrado no mesmo período em 2019. Há também o atendimento pelo Conselho Tutelar, que registrou assistência a 349 menores. Já o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra a Mulher registrou 370 casos envolvendo mulheres e duas meninas, a maioria relativa a importunações.

Ouvidoria – Os foliões também estão ajudando a Prefeitura na apuração da qualidade dos serviços presados. Em três dias de festa, foram registradas 2.646 demandas, sendo 97,4% referente às equipes de rua e 2,6% do call center. Dos 2.646 registros, 1.409 foram informações/orientações, 922 foram elogios, 141 sugestões, 132 solicitações de serviço e 42 reclamações.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados