Tranquilidade marca primeiro dia da folia em Salvador

O primeiro dia oficial de folia foi marcado por tranquilidade, com registro de 433 atendimentos nos postos de saúde, a maioria casos de intoxicação alcoólica e sem casos graves. Na segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM), registrou apenas uma ocorrência, envolvendo uma briga de casal. Os demais casos, menos significativos, somaram 214 atendimentos.

O Circuito Barra/Ondina (Dodô) realizou 344 atendimentos na área de saúde, enquanto Osmar (Centro) foi responsável por 89 atendimentos. A maior parte das demandas ocorreu por conta de intoxicação alcoólica (63) e outros atendimentos clínicos.

Já na área da segurança, mesmo em meio à homenagem feita pela cantora Claudia Leitte no Circuito Dodô, a Guarda trabalhou intensamente. Foram 214 atendimentos registrados, mas apenas uma ocorrência, marcando a tranquilidade da folia, Os dados revelam uma redução de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. Nessa ocorrência registrada, um casal foi flagrado brigando fisicamente na região do Politeama, sendo encaminhado à Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM).

No patrulhamento e apoio aos órgãos públicos, foram recolhidos oito objetos perfurantes, com potencial de arma branca, além de 275 veículos abordados. Nas ações preventivas, foi realizada ainda a identificação de 244 crianças, além da distribuição de 1.230 folders contendo dicas de segurança e recuperação de 15 documentos perdidos. Graças à parceira este ano com a Estação Nova Lapa, os documentos serão devolvidos até a próxima terça-feira no próprio local, de 8h às 17h.

Transporte – No primeiro dia oficial da folia, a programação de transporte público, estabelecida pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), supriu a demanda da festa. Foram transportadas 1.134.487.000 pessoas no sistema convencional de ônibus. Já nos veículos do sistema complementar, foram transportadas 41.134.00 pessoas. A linha expressa que sai dos shoppings transportou 6.876 passageiros.

Cerca de 65 mil pessoas utilizaram o serviço da linha gratuita Lapa-Calabar, que está circulando desde as 6h desta quinta-feira (28). A linha Lapa-Terminal Aeroporto transportou cerca de 600 pessoas.

Fiscalização – Dez camarotes foram notificados por deixar entulho na via pública. Dos 19 trios elétricos fiscalizados no primeiro dia da folia, apenas dois foram notificados por pequenas irregularidades.

Defesa do consumidor – Os circuitos oficiais do Carnaval e o bairro de Plataforma receberam, nesta quinta-feira (20), equipes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), que vistoriaram 501 estabelecimentos. Desses, 439 não apresentaram irregularidades, 62 foram notificados e nenhum foi autuado.

Quase 30% nas notificações emitidas foram em razão da ausência do Código de Defesa do Consumidor nos pontos de venda e serviços, infração prevista pela lei 12.291/2010. Entre as 62 notificações emitidas, 36 foram por produtos sem informação de validade ou por ausência de preço.

Houve também 18 notificações por ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos, quatro por falta de higiene ou ausência de lixeiras adequadas nas cozinhas, três por produtos vencidos e uma notificação por ausência de placa informativa sobre proibição de fumar.

Mulheres e crianças – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) também está na folia, com ações de acolhimento a menores e assistência a vendedores ambulantes. Foram distribuídos nesta quinta-feira (20) 3.100 panfletos da campanha “Pare! Não à importunação sexual”.

Em relação ao acolhimento de menores, foram 324 crianças e adolescentes nas casas de acolhimento instaladas em escolas municipais (Hildete Lomanto, Casa da Amizade e Osvaldo Cruz).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados