Sempre realiza encaminhamento de crianças em risco social no Carnaval

“Quando vi vocês, sabia que ia conseguir deixar meu filho seguro. Minha cunhada me indicou e disse que vocês são ótimos. Eu concordo, viu? Trabalho muito importante”, disse a ambulante Daniela Gomes, 27 anos, ao encontrar a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) realizando ação de sensibilização e monitoramento quanto à incidência de trabalho infantil, na manhã desta sexta-feira (21), no Circuito Osmar (Campo Grande).

Os técnicos da abordagem realizaram o encaminhamento do pequeno Adimário Gomes, de quase dois anos, filho de Daniela, para um dos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC) localizado Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia. Os espaços de acolhimento são desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

“É importante perceber que trabalho contínuo para combater a exposição e riscos do trabalho infantil e outras violações de direitos, realizado pela equipe de abordagem social, vem sendo reconhecido e identificado pelo público”, destacou a secretária da Sempre, Ana Paula Matos. A titular da pasta municipal destacou, ainda, que “para fazer o maior Carnaval de todos os tempos, é fundamental que todos os direitos estejam garantidos”.

Para a educadora social da Sempre, Queisiane Cerqueira, “o trabalho de mobilização e conscientização contribui para o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes, identificados em situação de vulnerabilidade e risco social”.

Balanço – A equipe da Sempre realizou 445 abordagens sociais no primeiro dia de Carnaval. Foram feitos cadastramentos de 11 adultos, dois adolescentes e duas crianças identificados em situação de trabalho infantil e situação de rua.

Os técnicos realizaram também 13 encaminhamentos, sendo um para unidade de acolhimento, seis para o Centro Pop, dois para o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua, dois para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas)

Os profissionais da Sempre seguirão no plantão até o a terça-feira de Carnaval para evitar as situações de vulnerabilidade, risco social e violação de direitos, e ofertar os serviços socioassistenciais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados