Mais de um milhão de foliões foram transportados no início do Carnaval

Somente na primeira noite oficial da folia, nesta quinta-feira (20), mais de um milhão de passageiros foram transportados por ônibus e quase 65 mil usuários através do transporte complementar. Já o transfer gratuito Lapa-Calabar conduziu 65 mil pessoas e os coletivos da linha Lapa-Terminal Aeroporto, novidade da festa deste ano, atenderam a 600 passageiros. As linhas especiais do Expresso Carnaval, que partem de shoppings, serviram a 6.876 passageiro.

Os números da operação especial de transporte montado pela Prefeitura foram divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) nesta sexta-feira (21). A pasta informou ainda que quase 14 mil pessoas optaram pelo uso do táxi, que contou com a oferta de 3,8 mil veículos. Foram realizadas oito abordagens aos taxistas, com apenas duas recusas de passageiros.

Já os 1,5 mil mototaxistas conduziram 3,6 mil passageiros na primeira noite. O Elevador Lacerda, que opera gratuitamente desde as 6h de quinta-feira (20), transportou 31 mil pessoas. Já o Plano Inclinado Liberdade/Calçada recebeu 10 mil pessoas. No Plano Gonçalves, 3.536 cidadãos utilizaram o serviço na primeira noite de folia.

Ônibus – A frota de reforço do Carnaval possui 2,3 mil ônibus, divididos em cerca de 400 linhas. Dessas, 90 estão em operação especial de 24 horas em todos os dias da festa, para garantir a volta para casa dos foliões. A linha Lapa-Calabar sai do subsolo da Estação da Lapa até o Calabar e é a única que circula na Avenida Centenário durante a folia. São 72 veículos, que operam no sistema 24 horas, desde às 5h da quinta-feira de Carnaval (20) até as 10h da Quarta-feira de Cinzas.

Amarelinhos – No sistema complementar do transporte, os chamados micro-ônibus “amarelinhos”, 250 veículos, estão distribuídos em 55 linhas e operaram todos os dias, das 4h às 0h. Esses coletivos atendem aos trechos do Vale do Canela, Avenida Garibaldi e Praça Cairu, com roteiros oriundos de Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás. Além dos pontos de ônibus existentes, a Prefeitura criou paradas especiais de embarque e desembarque durante o Carnaval nas avenidas Anita Garibaldi, Centenário, Reitor Miguel Calmon e próximo à Praça Cairu.

Expresso – O Expresso Carnaval oferta ônibus que saem do Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Shopping Paralela a cada 20 minutos, sem fazer paradas nos percursos. O funcionamento envolve 55 veículos, das 13h às 6h. As tarifas são de R$12 por trecho e por pessoa. O cartão do Expresso Carnaval custa R$5 e os usuários podem recarregá-lo e utilizar quantas vezes quiserem durante todo o Carnaval. Quem utilizar o sistema tem direito a estacionamento nos shoppings.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados