Banda prega inclusão de pessoas com deficiência no Carnaval

Além de democrático, o Carnaval de Salvador tem mostrado que também é inclusivo. Estreando na folia da capital baiana, a banda Os Eficientes foi uma das primeiras a desfilar no Furdunço, hoje (21), no Circuito Osmar (Campo Grande).

Formada por um grupo de seis amigos, a maioria pessoas com de deficiência, o grupo mostrou que não há limites para quem quer curtir a festa. A banda desfilou em um mini pranchão, com rampa de acesso exclusiva, que foi planejada para atender as necessidades dos artistas, dando segurança e, ao mesmo tempo, mantendo-os perto do público.

“Estamos muito felizes em estrear este espaço no Carnaval de Salvador. Estamos aqui para dar visibilidade à nossa causa e mostrar que os deficientes físicos podem e têm direito de fazer o que quiserem”, afirmou o cantor e guitarrista Marcos Will, que é paraplégico há três anos. Para ele, as pessoas com deficiência levam mais alegria à festa. “Nós costumamos ser mais felizes porque damos mais valor à vida”, argumentou.

A paixão pela música desde a infância fez com que o músico Arthur Caldas, 29 anos, desenvolvesse habilidades motoras e também em vários instrumentos. O percussionista, que tem síndrome de down e também toca em bandas de forró, estava empolgado com a estreia no Furdunço. “A música transformou a minha vida e o Carnaval é só festa e alegria”, comentou.

O grupo também conta com músicos experientes como o guitarrista Roseval Evangelista, 57 anos, que já acompanhou o músico Carlinhos Brown em turnês internacionais. Cadeirante desde criança, vítima de poliomielite, ele disse que os músicos da banda são vozes em defesa dos direitos dos deficientes no Carnaval. “Queremos um Carnaval mais inclusivo e mais acessível para todos. Queremos que todos os deficientes possam ter o seu direito de ir e vir respeitado e possam participar da festa”, afirmou.

A alegria e o repertório da banda contagiaram quem passava pelo circuito. A foliã Adenalva Pereira dos Santos elogiou a elogiou a iniciativa e a performance do grupo. “Eles tocam muito bem e são muito alegres. Não deixam nada a desejar em relação a qualquer outra banda”.

Agenda – A banda fará apenas uma apresentação neste Carnaval, mas já planejam uma agenda de shows para os próximos meses. O produtor da banda, Silvio Pereira, elogiaram a iniciativa da prefeitura em instalar o Camarote Acessível, em Ondina. O espaço da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) faz parte das ações de inclusão e acessibilidade do órgão para proporcionar conforto e segurança aos foliões.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados