Centro Dia promove baile de Carnaval para 70 crianças com microcefalia

Em meio as 70 crianças que participaram do baile de Carnaval promovido pelo Centro Dia (Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência), nesta terça-feira (18), Luan Henrique, de 4 anos, era o mais animado. Com uma máscara carnavalesca e vestido com roupas bem coloridas, não parou de dançar ao som das músicas que deram o tom momesco à festa.

A programação contou ainda com karaokê, animação com coreografias e distribuição de lanches. O centro, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), funciona no Parque Bela Vista, e é voltado para atender crianças com microcefalia e deficiências associadas.

Para a mãe do garoto, Caroline Santos, de 20 anos, a atividade lúdica representa muito para as crianças atendidas na unidade. “Elas têm limitações, mas também querem dançar e se sentir felizes. Essa festinha proporciona para eles um momento de alegria e, nós que somos mães, vibramos muito com isso”, disse a jovem, que é atendida no centro desde a fundação, há três anos.

A coordenadora da unidade, Virgínia Nascimento, explicou que o baile de Carnaval é sempre muito esperado pelas crianças. “Pensamos no formato dessa festinha com muito carinho. Percebemos o quanto eles vibram. Os sorrisos ficam estampados nos rostos das crianças e dos pais”, disse. Atualmente, o Centro Dia tem cadastradas 189 crianças, com idades de 0 a 6 anos.

Estrutura – Inaugurado em 2017, o Centro Dia reúne uma equipe composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e auxiliares, que se dedicam a atenção exclusiva às crianças com microcefalia, doenças associadas e seus familiares. São atendidas preferencialmente na unidade aquelas com idade entre 0 e 6 anos, para quem as sequelas da malformação congênita sejam reduzidas.

Dotado de salas diversas, recepção, refeitório e banheiros adaptados, o Centro Dia funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para atender até 150 usuários por mês. Para contar com o benefício, as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do governo Federal e serem beneficiárias do Benefício por Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados