Música independente será destaque no Carnaval do Espaço Cultural da Barroquinha

O Espaço Cultural da Barroquinha, localizado no Quarteirão das Artes, será palco da música negra e independente durante o Carnaval 2020. A festa, que tem como uma das características principais a mistura de ritmos, vai receber o Origens – projeto que une 35 atrações com suas vertentes musicais ligadas ao rap, reggae, r&b, funk, pagode eletrônico e outros ritmos. Os shows ocorrerão sempre a partir das 15h, entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

O Origens foi idealizado por um coletivo artístico independente e pensado de forma a promover uma experiência singular no Carnaval. A ideia é aproveitar este período que é tão importante para a cena cultural da capital baiana utilizando como uma plataforma de visibilidade para os artistas negros e alternativos.

Dentre os artistas que irão se apresentar está à cantora Larissa Luz, que apresentará sucessos de carreira e mistura de ritmos em releituras de faixas conhecidas nacionalmente e internacionalmente.

“Eu quis colar com esse projeto porque a ideia é incrível. Ter um espaço que viabilize outros tipos de música, trazer artistas que estão surgindo para um novo panorama da música contemporânea baiana é muito com. É interessante essa amplificação dos estilos musicais”, afirmou a cantora.

Larissa detalhou que está preparando um show diferenciado com releituras de músicas eternizadas nos blocos afros e faixas que são destaque do pop internacional associadas a ritmos baianos – a exemplo de canções de Beyoncé em ritmo de pagodão. “É legal para compor essas estruturas e intervenções, pois o Carnaval permite essa experimentação, pulsa diferente”, completou.

A cantora se apresenta nesta sexta-feira (21), dia da abertura da programação do Origens. No mesmo dia, ainda se apresentam Pivoman, Ziminino, Brena, os Gilsons, Underismo e Rap Nova Era.

Nova geração – Fazendo música desde 2014 e já com um EP na carreira, o rapper Yan Cloud também fará parte do Origens e levará toda a sua miscelânea para o Carnaval. Cloud explicou que essa mistura típica de ritmos é a essência do seu trabalho.

“Vim do hap, mas transito em outros estilos. Misturo hap, trap e pagodão… Essas são algumas das versões que pretendo fazer no show. Quem for vai se identificar porque o diferencial é esse. Não é um show como se espera só do hap, tem a hora dos outros estilos e até do funk”, disse. As músicas do rapper trazem indignações, falam de empoderamento e autoestima preta.

O show de Yan será no sábado (22), ao lado de nomes como DJ Nai Kiese, Duquesa, Nara Couto, Mr Armeng, Nêssa e do Baile Quebradaum.

Confira a programação completa do Origens:

Dia 21

PIVOMAN
ZIMININO
BRENA
OS GILSONS
RAP NOVA ERA
LARISSA LUZ
UNDERISMO

Dia 22

DJ NAI KIESE
DUQUESA
NARA COUTO
YAN CLOUD
MR ARMENG
NÊSSA
BAILE QUEBRADAUM

Dia 23

BATALHA DAS BRUXAS
VANESSA BORGES
GUIGUIO DO ILÊ
AFROCIDADE
HIRAN
FAUSTINO
BAILE DO NÊGO

Dia 24

CRONISTA DO MORRO
TRAPFUNK&ALIVIO
O QUADRO
OPANIJÉ
VANDAL
BATEKOO

Dia 25

DJ BELLE
DJ BRUXA BRABA
DI CERQUEIRA
IMPÉRIO RAGGA
DAGANJA
PAULILLO
BAILÃO DA CBX

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados