Prefeitura terá programa de moradia para pessoas em situação de rua, diz Bruno Reis

O vice-prefeito Bruno Reis anunciou a implantação do programa de oferta de moradias para pessoas em situação de rua, ao inaugurar a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) em Coutos, na tarde desta terça-feira (18). De acordo com ele, seis imóveis, na comunidade Guerreira Zeferina, no Subúrbio, serão destinados à população que vive nas vias da capital.

“Com os recursos da Lei do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aprovada na Câmara, precisamos comprar o mobiliário. Depois do Carnaval, vamos entregar essas casas pelo programa Housing First”, afirmou, lembrando os avanços na política social da capital, que instituiu o aluguel social por tempo indeterminado e ampliou de 100 para 700 o número de vagas para acolher a população em situação de vulnerabilidade.

Também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis disse que a iniciativa vai se estender a todos os demais conjuntos habitacionais populares construídos pela gestão municipal. “É o programa de primeira residência para pessoas em situação de rua. Vai ser assim em todos os empreendimentos da Prefeitura, como lá no Barro Branco e na Baixa Fria”, assinalou o vice-prefeito.

Idealizado pelo psicólogo Sam Tsemberis, o Housing First defende a oferta de moradia como primeiro passo no processo de resgate da autonomia dos desabrigados, invertendo a ordem das etapas do serviço de assistência. Em Portugal, o projeto foi um dos responsáveis por reduzir em quase 50% a população em situação de rua em Lisboa, entre 2015 e 2017. Foto: Iuri Santos / Repórter Hoje

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados