Com homenagem aos 70 anos do trio elétrico, Carnaval do Governo terá mais de 200 atrações

O Carnaval 2020 do Governo do Estado vai homenagear os 70 anos de criação do trio elétrico pelos mestres Dodô e Osmar. Entre os artistas que farão a alegria dos foliões-pipoca estão nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, Léo Santana e Anitta, além das bandas Baiana System, Parangolé e Psirico. A animação também está garantida no Centro Histórico, com shows nas praças Quincas Berro D’Água, Tereza Batista, Pedro Archanjo e no palco montado no Largo do Pelourinho. A programação completa pode ser conferida neste link.

Somente na capital baiana, serão mais de 200 atrações contratadas ou que contam com patrocínio do Estado. Tem ainda os blocos e trios que devem ser patrocinados pela Bahiagás. No interior, o governo está apoiando a realização do Carnaval em 32 cidades de diferentes regiões, a exemplo de Belmonte, Correntina, Lauro de Freitas, Juazeiro, Itabuna e Rio de Contas.

Como nos anos anteriores, o governo está investindo ainda em uma ampla estrutura de serviços em áreas como saúde, turismo, direitos humanos e, especialmente, segurança. Cerca de 27 mil policiais vão atuar na capital e no interior com o reforço da utilização do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O sistema vai contar com 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24 horas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. No total, a secretaria está investindo cerca de R$ 45,5 milhões na estrutura de segurança da festa.

Festa no Pelourinho

Com o tema ’70 Anos do Trio Elétrico’, o Carnaval da Bahia traz uma justa homenagem à revolução que Dodô e Osmar provocaram na folia. No palco do Carnaval do Pelô, em noite de abertura, os Irmãos Macêdo – Armandinho, Betinho, Aroldo e André – herdeiros de Osmar e mantenedores desta história, vão trazer um repertório que se mescla a fatos históricos da folia baiana. A abertura será sexta-feira (21), às 20h, no Largo do Pelourinho, palco principal da festa no Centro Histórico (Circuito Batatinha).

Durante cinco dias de folia, o Carnaval do Pelô promove encontros no palco principal, reunindo gerações e nomes que à primeira vista podem parecer contrastar, porém no palco demonstram integração e sintonia. Os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água unem as diferentes tribos, com uma grande diversidade de ritmos e atrações. Para completar a festa, vibrando com as comemorações dos 70 Anos do Trio Elétrico, o folião pipoca vai atrás dos microtrios e nanotrios que encantam com criatividade e os sons dos diversos carnavais.

Também tem opção para a criançada no Largo Pedro Archanjo, de sábado a terça-feira, sempre às 15h30, com os bailes infantis, que serão comandados por CadeiraDeBrin, Grupo Pé de Lata, Gatos Multicores e PUMM – Por um Mundo Melhor.

Carnaval Ouro Negro

O Governo do Estado segue fortalecendo o Carnaval dos blocos de matrizes africanas através do edital Carnaval Ouro Negro, que completa 13 anos estimulando a participação de agremiações oriundas das diversas comunidades de Salvador, que tem na folia o ápice para as atividades sociais que são desenvolvidas ao longo do ano. Indumentárias, toques percussivos, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos, que trazem em si a força da ancestralidade e da tradição. Quarenta blocos, das categorias afro, afoxé, samba e reggae desfilam este ano com o apoio.

Dentre outras agremiações contempladas pelo Carnaval Ouro Negro em 2020 estão o Afoxé Filhos de Gandhy, blocos Alerta Geral, Alvorada, Olodum, Cortejo Afro, Muzenza, Laroyê Arriba, Quero Ver o Momo, Blocão da Liberdade, Tambores e Cores, Bloco da Saudade, Gera Dois e Mutantes, e ainda Reggae O Bloco e o Ska Reggae.

Reconhecimento Facial

O sistema de Reconhecimento Facial da SSP será ampliado no Carnaval de Salvador. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A ferramenta será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público.

Desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta tecnológica auxiliou nas prisões de 133 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o COI.O esquema de policiamento vai contar com 27 mil policiais e o detalhamento será divulgado, durante a coletiva da SSP, na segunda-feira (17).

Respeita as Mina

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA) vai realizar, pelo quarto ano consecutivo, a campanha de enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres na maior festa popular da Bahia. As ações ocorrem nos portais de entrada de foliões nos principais circuitos da folia, nos blocos, camarotes e pontos receptivos (Rodoviária, Terminal de São Joaquim, Porto e Aeroporto de Salvador).

Serão distribuídos materiais informativos com orientações de como proceder em caso de violência, onde denunciar ou buscar ajuda. A Unidade Móvel da SPM-BA ficará instalada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, para orientações às mulheres em situação de violência e também sensibilização dos foliões que passam pelo local.

O ‘Trio Respeita As Mina’ se consolidou como uma das principais atrações da campanha na luta contra o machismo e pela igualdade de gênero. Pelo segundo ano, o trio levará para a folia as Aya Bass: Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França, três mulheres de destaque da nova música baiana, com trabalhos de repercussão nacional e internacional. O trio deverá sair no sábado de Carnaval, no circuito Barra, em horário a ser definido.

Uma das novidades da SPM-BA para a folia é a Casa Respeita as Mina Verão, um espaço que abrirá no dia 19, às 17h, e vai funcionar até o fim de março durante as comemorações do Março Mulher. A Casa funcionará no antigo prédio do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), na Rua das Laranjeiras, 31, no Terreiro de Jesus. No local serão realizadas conferências e debates, pocket shows e performances, oficinas para o público feminino, lançamento de livros, gravação de programas, entre outras atrações.

Transmissão da TVE

Com mais de 70 horas de exibição ao vivo, a TVE transmite, a partir da quinta-feira (20), tudo o que acontece no Carnaval da Bahia. A emissora será mais uma vez a única a estar nos três principais circuitos de Salvador: Campo Grande, Barra e Pelourinho. O conteúdo será transmitido para todo o Brasil por emissoras parceiras e nas redes sociais, até a terça-feira (dia 25).

Na cobertura, a jornalista Patrícia Abreu, ao lado de Tia Má, Wanda Chase, Vânia Dias, Jhonatã Gabriel, Raoni Oliveira, Leo Rocha e James Martins levarão todas as informações durante os seis dias de transmissão.

A novidade este ano é a transmissão, na íntegra, de todos os shows do Pelourinho no YouTube da TVE. O internauta que quiser acompanhar, sem interrupção, a programação do palco principal, deverá acessar YouTube.com/tvebahia.

Guias e monitores de turismo

Profissionais qualificados para o atendimento ao visitante atuam, durante o Carnaval, em importantes destinos turísticos da Bahia: Salvador, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Praia do Forte são áreas onde a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) presta serviço com o projeto Guias e Monitores, um receptivo especial que orienta e elimina dúvidas com segurança em até nove idiomas, além da língua portuguesa. Nas cinco cidades, os profissionais fazem atendimentos até terça-feira (25).

Em Porto Seguro, os Guias e Monitores estão no aeroporto e estação rodoviária, bem como na Passarela do Descobrimento, onde acontece a programação do Carnaval, e no distrito de Arraial D’Ajuda.

Este ano, o projeto inclui 254 profissionais habilitados para fornecer informações turísticas com qualidade e precisão em 10 idiomas com o português, incluindo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os idiomas são: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, yorubá, norueguês, japonês e mandarim.

Receptivos

Em Salvador, a Setur faz um receptivo no aeroporto nos dias 20 e 21, sempre das 10h20 às 12h, no saguão interno e externo do desembarque nacional, com banda de sopro itinerante e baianas distribuindo fitinhas do Bonfim. Nos dias 24 e 25, é a vez da chegada dos turistas de cruzeiros para curtir a folia. No primeiro dia chega um navio com mais de cinco mil turistas, que vai ficar até o dia 26.

Já no dia 25 chegam mais três navios, com mais de 10 mil turistas. No dia 24, o receptivo será às 20 horas, mas o ponto alto da recepção da Setur para os turistas ocorre na terça-feira (25), quando estarão atracados quatro navios no porto. Para receber os turistas em ritmo de Carnaval a Setur providenciou rixô elétrico, que junto com as tradicionais baianas vão receber os visitantes.

Reforço nos hospitais

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investirá cerca de R$ 2 milhões em ações relacionadas ao Carnaval de 2020. Haverá o reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, a instalação de três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos, além de campanhas educativas que visam a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a doação de sangue.

Na capital, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. Ainda em Salvador, o Hospital Eládio Lasserre e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras serão monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade.

No interior, os hospitais estaduais em Camaçari, Lauro de Freitas e Porto Seguro também terão atenção diferenciada. Equipes da Sesab farão inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar, entre outros itens, a necessidade de substituição ou suplementação de material.

Pelo terceiro no consecutivo, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, estará de portas abertas para acolhê-las durante o Carnaval. Mulheres, adolescentes e mulheres trans expostas a situações de abusos e violência sexual serão acolhidas no centro, que dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas.

Internet grátis

Com capacidade para atender até 500 conexões simultâneas, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Prodeb, disponibiliza, por meio de dois pontos no Circuito do Pelourinho no Carnaval, internet Wi-Fi com uma conexão de dados de 500 Mbps. O serviço estará disponível de sexta (21) a terça-feira (25).

O sinal será acessível em dois locais: Largo do Pelourinho e Largo Terreiro de Jesus, onde a velocidade de 500Mbps será distribuída entre as conexões de acordo com a demanda. Para acessar, basta conectar o celular no sinal de Wi-fi que estará aberto e clicar no pop-up da Secti. Além disso, a secretaria também vai disponibilizar internet na casa ‘Respeita as Minas’, projeto de combate à violência contra a mulher da SPM.

Fiscalização de trios

Como parte das ações de fiscalização que antecedem o Carnaval de Salvador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) iniciou, na segunda-feira (10), no Parque de Exposições, a vistoria dos trios elétricos cadastrados para a festa. O serviço será realizado até o dia 20 de fevereiro.

O Detran-BA avalia se as condições mecânicas e estruturais dos veículos cumprem o que determina a legislação de trânsito. Nos dias de Carnaval, os trios serão novamente avaliados pelo Detran-BA na avenida, enquanto os motoristas terão que passar pelo teste do bafômetro, nas entradas e saídas dos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande).

Combate ao racismo

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), atuará no Carnaval de Salvador, mais uma vez, com o serviço de enfrentamento ao racismo. Os trabalhos serão abertos na quinta-feira (20), às 9h, com a equipe do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, 746, centro). O atendimento no posto fixo do Procon acontecerá todos os dias da folia, sempre das 10h às 22h.

No circuito Dodô (Barra-Ondina) estará em funcionamento a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela. Serão oferecidas informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo. O equipamento será instalado na Avenida Ademar de Barros, nas imediações do Monumento das Gordinhas, no bairro de Ondina.

Trabalho infantil

Em mais um ano, a campanha sobre o trabalho infantil e exploração será destaque na atuação da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social por um Carnaval sem violações de direitos. Assim como no ano passado, a ação de conscientização da secretaria neste ano começou antes mesmo do início do carnaval.

Diversas atividades foram realizadas em bairros populares de Salvador e em locais de grande fluxo de pessoas, como aeroporto e rodoviária, ampliando o alcance da campanha para diferentes públicos.

A SJDHDS dá início, na próxima quinta-feira (20), às atividades do Plantão Integrado de Proteção no Carnaval de Salvador, iniciativa de combate às violações de direitos contra crianças e adolescentes durante a festa. O plantão, composto por órgãos públicos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos, tem a finalidade de combater o trabalho infantil e a exploração sexual e garantir a proteção integral do público infanto-juvenil.

A iniciativa conjunta funcionará na sede do Procon-BA, localizada na Rua Carlos Gomes, nº 746, no Centro de Salvador, até o último dia oficial da folia, na terça-feira (25).

Apoio a catadores

O Governo do Estado vai investir R$ 650 mil para apoiar o trabalho dos catadores de resíduos sólidos durante o Carnaval da Bahia. A ação ‘EcoFolia Solidára – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente’ beneficiará 900 trabalhadores, que serão atendidos em cinco pontos estratégicos nos dois circuitos da festa: Politeama, Pelourinho, Ladeira da Montanha, Barra e Ondina, e mais um no bairro do Nordeste de Amaralina.

O projeto, financiado pelo governo estadual, por meio das secretarias do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Meio Ambiente (Sema), é gerido pela Rede de Cooperativas e conta com a estrutura física dos pontos de apoio e distribui fardamento e equipamentos de proteção individual – botas, luvas e protetores auriculares, além de refeições e água para os catadores.

Ouvidoria

Todos os canais de acesso a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) estarão disponíveis à população, durante o Carnaval. Nesse período, o cidadão poderá registrar sugestões, elogios, reclamações, além de solicitar informações sobre os serviços públicos prestados pelo Governo Estadual. Durante esse período, o atendimento na OGE será entre os dias 21 e 25 de fevereiro, das 8h às 18 horas.

Além da central de atendimento, algumas Ouvidorias Especializadas também estarão atuando em regime de plantão. A OGE vai atuar em parceria com outras secretarias do estaduais, a exemplo da Setur, Setre, SPM, SSP e Sesab, entre outras.
(Governo do Estado)

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados