Salvador intensifica combate ao Aedes aegypti para Carnaval

A menos de dez dias para o Carnaval, Salvador vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti a partir desta quarta-feira (12). Para garantir o controle vetorial do inseto transmissor da dengue, zika e chikugunya, os agentes de endemia farão aplicação de inseticida e borrifação ultra baixo volume (UBV Costal) nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), além das localidades com festa de Momo.

A ação é realizada através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e vai contar este ano com o carro fumacê para um maior alcance e agilidade das atividades. De acordo com a sugerente de arboviroses do CCZ, Isolina Miguez, as ações já vêm sendo realizadas desde o início do ano nos circuitos de folia, com a eliminação dos focos com a aplicação de larvicidas nas visitas casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos como praças e ponto de ônibus.

“Nesta etapa, o inseticida é utilizado a ultrabaixo volume. Isso significa que ele sai de uma maneira que fica em suspensão no ar por algum tempo para pegar o mosquito durante o vôo. Estamos usando a quantidade determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), portanto, não há riscos à população”, pontua Isolina.

Circuitos – Nas localidades dos circuitos tradicionais e nas comunidades que receberão a folia nos bairros como Cajazeiras X, Boca do Rio, Plataforma, Periperi, Pau da Lima, Itapuã e Liberdade, a aplicação de larvicidas e borrifação Ultrabaixo Volume (UBV) ocorre nos dias 12, 13, 17, 18 e 19 de fevereiro. As ações acontecem sempre à noite ou em horários estratégicos para evitar aglomeração de pessoas.

Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos no aeroporto, rodoviária, porto de Salvador, ferry boat e estações transbordo prestando orientações a respeito de medidas de prevenção das doenças. Equipes do CCZ também estarão de plantão durante todo o período da folia para realizar o bloqueio focal nas residências com suspeita de pessoas acometidas por alguma arbovirose.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados