Marta participa de ato político e cultural dos 40 anos do PT

Um ato político e cultural marcou a festa de 40 anos do surgimento do Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores (PT), no último sábado (8), no Bar Velho Espanha, nos Barris. O encontro contou com diálogos sobre a conjuntura política atual, show da cantora nigeriana Oklei Odilli e da drag queen Petra Peron.

Em tom festivo e reflexivo, o evento contou com a presença de atores da sociedade civil, movimentos de esquerda, políticos e militantes do partido, que completa quatro décadas nesta segunda, 10 de fevereiro.
A iniciativa da 7ª Zonal teve o apoio do PT Estadual e Municipal e foi acolhido pelo bar Velho Espanha, espaço cultural que há muito é frequentado pela esquerda e pela população com apreço a democracia e justiça social.

Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues comentou um pouco da luta das mulheres dentro do partido para que se tornasse obrigatória a participação de 30% de mulheres nas eleições.

Ela frisou que a sigla foi a primeira a pautar a equidade de gênero na sociedade e dentro do universo político.

“Ainda na década de 80, eu era delegada, e nós mulheres nos juntamos na primeira conferência para votar pela cota de mulheres dentro do partido, nos cargos de direção e nas eleições. O PT tem história na luta pelas mulheres e precisamos sempre lembrar disso. Alcançamos essa conquista antes mesmo do TSE determinar, por lei, a presença do mínimo de 30% das mulheres nas eleições”, lembra a edil.

Além de Marta, se pronunciaram durante o ato o jornalista Emiliano José, a socióloga Vilma Reis, a presidenta da 7ª zonal Luana Malheiro e o vice, Silvio Lacerda, a atriz Maria Marighella, o presidente municipal do PT, Ademário Nogueira, a assistente social Tânia Nogueira, a geografa e militante Madalena Noronha.

A comemoração dos 40 anos da sigla continua, nesta segunda (10) com uma sessão especial na AL-BA.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados