Requalificação da Rua Cônego Pereira tem 60% das obras executadas

A requalificação da Rua Cônego Pereira, entre o Aquidabã e o Largo Dois Leões, está sendo executada com celeridade e tem previsão de entrega para esse primeiro semestre. Até o momento 60% das obras foram concluídas, contemplando serviços de demolição, pavimentação, microdrenagem, irrigação e canal, implantação de vala técnica e instalação de equipamentos urbanos.

A microdrenagem está praticamente concluída, com 85% de execução. Esse é um dos serviços que vai ajudar a acabar com o problema histórico de alagamento na região em dias de chuva. A solução é apenas uma das ações planejadas pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) para o local, cujas intervenções estão sendo coordenadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O projeto prevê uma mudança radical das condições urbanísticas e ambientais da região.

Ao todo, 1,6 km de via e 700 metros de canal estão sendo beneficiados. O passeio está sendo alargado e construído em concreto e piso intertravado. O meio-fio será construído em granito e toda a área contará com itens que garantem a acessibilidade. Os ciclistas também serão beneficiados com uma ciclovia que será implantada entre o Largo Dois Leões e o Mercado Sete Portas. Do mercado até o Aquidabã, a continuidade será dada através de ciclofaixa. Haverá nova pavimentação asfáltica.

Após as melhorias do canal (à altura do mercado de hortaliça e da Rodoviária Velha), o canteiro central da vai receber paisagismo, com o plantio de árvores em toda a extensão. A lista também contempla mobiliário urbano e iluminação em LED. A praça ao lado do Dois Leões também será requalificada.

Mobilidade – Outro aspecto a ser melhorado é a mobilidade por meio de intervenções como ampliação dos pontos de ônibus, com a construção de baias para dar mais conforto aos passageiros e ajudar a desobstruir o tráfego. Atualmente, os ônibus param na própria pista de rolagem para embarque e desembarque, causando engarrafamentos e lentidão no trânsito.

A Rua Cônego Pereira recebe um fluxo de, em média, 11 mil veículos por dia, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A requalificação da Cônego Pereira conta com um investimento de R$16 milhões em recursos 100% municipais. As obras tiveram início em fevereiro do ano passado.
Fotos: Bruno Concha

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados