Pianista Amaro Freitas ministra oficina gratuita em Salvador

Chegando a Salvador para iniciar turnê nacional de seu mais recente disco, “Rasif”, o pianista e compositor Amaro Freitas vai ministrar uma oficina gratuita na cidade na véspera do show. No dia 10 de fevereiro (segunda-feira), das 14h às 17h, o pernambucano apresenta “O Jazz Autoral no Mercado da Música”, com temáticas que envolvem produção musical, gestão de carreira, visão de mercado e relação com gravadoras e outros artistas, além de compartilhar um pouco do seu processo criativo, com enfoque especial no jazz e na música instrumental. Voltada para músicos, estudantes, pesquisadores e praticantes em geral, a turma será acolhida na Casa Rumpilezz, no Pelourinho, com o apoio do Instituto Rumpilezz. O objetivo é promover intercâmbio de conhecimento, networking e fortalecimento da rede artística local através de compartilhamento de boas práticas em música autoral. Interessados devem se inscrever pelo link http://bit.ly/oficina-amaro, com vagas limitadas.

Uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente, com reconhecimento dentro e fora do país, Amaro Freitas vai então se apresentar no dia 11 de fevereiro (terça-feira), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), dando pontapé numa circulação que também incluirá, ao longo deste primeiro semestre, as cidades de Curitiba, Aracaju, Fortaleza e Manaus. O projeto tem patrocínio da Petrobras e Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, Amaro, para além do sempre predominante samba jazz, volta-se para a cultura nordestina e traduz frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe para a linguagem do jazz.

Com o seu disco de estreia, “Sangue Negro”, lançado em 2016, conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida para o gênero no Brasil, e o Prêmio MIMO Instrumental daquele ano. O álbum mais recente, “Rasif”, de 2018, confirmou o virtuosismo e a inventividade de seu trabalho.

Contratado pelo selo londrino Far Out, o pianista já se apresentou em importantes clubes de jazz e festivais, dentre eles: Bari in Jazz e Grado Jazz (Itália), Unterfahrt Jazz Club (Munique), Casa da Música (Porto) e nas respeitadas Ronnie Scott’s (Londres) e Dizzy’s Jazz Club (Nova Iorque). Nesta trajetória, arrebatou também a crítica internacional em importantes mídias especializadas, como Jazzwise, All About Jazz, BBC Rádio e na mais prestigiada revista de jazz do mundo, Downbeat.

O SHOW – Para realizar este cruzamento de elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz, formando uma única espiral sonora, Amaro Freitas é acompanhado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). O trio convida a desbravar novas rotas e experimentar a capacidade percussiva do piano, em complexos padrões matemáticos, ritmos imprevisíveis e hipnóticos.

No primeiro momento do concerto, são apresentados temas como “Coisa nº 4”, de Moacir Santos – única música não autoral do repertório –, “Dona Eni”, “Samba de César” e “Trupé”. Na sequência, os músicos contrastam temas frenéticos, com “Aurora” e “Rasif”, ambos evocando momentos de plenitude. Na segunda parte, Amaro introduz uma performance solo e, na sequência, passeia pelo frevo “Encruzilhada”, além de “Vitrais” e “Mantra”. Para o público, a experiência é de um fluxo musical sem fronteiras que conecta com naturalidade o folclore do Nordeste brasileiro à vanguarda de nomes como Vijay Iyer, Craig Taborn, Thelonious Monk e dos conterrâneos Moacir Santos e Hermeto Pascoal.

TURNÊ SELECIONADA PELA PETROBRAS – A turnê “Rasif” está entre os 19 projetos selecionados pela Petrobras na Chamada Pública Música em Movimento, entre nada menos que 2.214 inscritos. “Rasif” é um dos únicos seis projetos de turnê de novos talentos contemplados pela Petrobras nesta Chamada, que também selecionou projetos especiais e de festivais.

De acordo com a Petrobras, o Música em Movimento seleciona projetos brasileiros de relevante valor cultural, inovadores e de alto potencial. “A Petrobras movimenta a sociedade também através do apoio à cultura. Com o Música em Movimento, atualizamos nossa carteira de patrocínios com projetos inovadores e recorte contemporâneo, garantindo também espaço para novos talentos”, afirma a empresa na página da chamada pública em seu site, destacando a diversidade de artistas, temas e origens dos projetos selecionados.

Oficina “O Jazz Autoral no Mercado da Música”

Com Amaro Freitas

Quando: 10 de fevereiro de 2020 (segunda-feira), 14h às 17h

Onde: Casa Rumpilezz (Rua Santa Isabel, 06 – Pelourinho)

Quanto: Gratuito (mediante inscrição antecipada; vagas limitadas)

Inscrições: http://bit.ly/oficina-amaro

Informações: [email protected]

Amaro Freitas Trio – “Rasif” [show]

Quando: 11 de fevereiro de 2020 (terça-feira), 20h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)

Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Vendas: Bilheteria do Teatro Castro Alves, SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou canais digitais da Ingresso Rápido (site e aplicativo)

Classificação indicativa: Livre

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados