Ações sociais realizadas pela Votorantim Energia beneficiam mais de 1.580 pessoas no Recôncavo Baiano

A Votorantim Energia busca influenciar positivamente a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento social nas comunidades onde possui operação. No Recôncavo Baiano, região onde está localizada a Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, em 2019 a empresa apoiou o desenvolvimento de 14 projetos que impactaram mais de 1.580 pessoas nas cidades de Cachoeira, São Felix, Governador Mangabeira e Maragogipe.

O analista de sustentabilidade, Guilherme Moro, é colaborador da Votorantim Energia há três anos e tem acompanhado de perto a evolução dos projetos e o impacto na vida das comunidades. “É muito prazeroso desempenhar esta função, pois, acabamos criando laços de amizade, possibilitando que a empresa possa conhecer melhor a realidade no entorno da usina, como também, abrimos as portas para que as comunidades tenham acesso a história da Votorantim Energia e conheçam a forma como trabalhamos”, disse Moro.

Dentre as iniciativas realizadas está o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), uma iniciativa da Votorantim Energia, com apoio do Instituto Votorantim, que investe na melhoria da educação pública nos municípios em que a empresa atua, com foco na mobilização social das comunidades e no apoio à qualificação das práticas de gestão educacional.

Na região, o PVE acontece há quatro anos e tem contribuído de forma positiva para a valorização da educação. “Quando o projeto nos foi apresentado eu vi uma grande possibilidade de fortalecimento das ações e engajamento da comunidade junto à escola. No início, conseguimos alcançar apenas os envolvidos diretamente nas atividades da educação, mas, após as capacitações vimos que os mobilizadores são como formiguinhas que devem trabalhar juntos para que a comunidade seja impactada de forma positiva. Hoje, a nossa recompensa é ver que conseguimos ter a presença e a participação de todos e isso é muito gratificante”, disse Ana Paula do Espírito Santo, técnica de mobilização do PVE em São Felix.

A Votorantim Energia também apoia a realização do ReDes, programa criado em 2010, fruto da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que, atualmente, também conta com o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin). No Recôncavo Baiano, 87 famílias de quatro comunidades, incluindo quilombolas, foram beneficiadas pelas ações que têm o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável local, fornecendo apoio técnico e financeiro para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas capazes de gerar emprego e renda.

Iniciativas voltadas para a valorização da cultura, esporte e direitos da infância e adolescência também receberam o apoio da empresa. Para 2020, novos projetos serão analisados e colocados em prática. “Nós fazemos parte da comunidade e entendemos que o apoio da Votorantim Energia contribui diretamente para a formação da cidadania e também, incentiva que as boas práticas sejam multiplicadas por outras empresas e organizações, fazendo com que toda a região possa ser amplamente beneficiada”, disse Dejair Silva de Lima, Gerente da UHE Pedra do Cavalo.

Sobre a Votorantim Energia
Nós produzimos energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2013, passamos a oferecer nosso olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo.

Geramos energia limpa por meio de parques eólicos e da gestão de usinas e complexos hidroelétricos em oito estados do país. Construímos nossa história como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados