Chuvas perdem intensidade no final de semana

As pancadas de chuvas que caem sobre Salvador deverão continuar nas próximas horas com intensidade fraca a moderada, informa o Boletim Meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal), indicando ainda que o volume pluviométrico deverá se reduzir gradativamente principalmente no período noturno. Para o final de semana, a previsão é de variação de nebulosidade com abertura de Sol e pouca chance de ocorrência de chuvas na capital.

Em 72 horas, os maiores acumulados de chuvas foram registrados em Fazenda Coutos (130,6 mm), em Valéria (117,6 mm), e Periperi (110, 6 mm), localidades onde foram registrados alagamentos de área. Neste período choveu quase o dobre da média histórica esperada para todo o mês de janeiro que é de 82,5 mm.

A chuvas tiveram início na noite do dia 30 para a madrugadas de 31 quando foram registrados 55 mm na área da Boca do Rio o que obrigou a organização do Show da Virada a cancelar os últimos shows por motivos de segurança.

As fortes chuvas que caem Salvador decorrem do fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que faz com que os ventos nos níveis mais altos da atmosfera girem no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desça para a superfície, provocando chuva.

Nesta quinta-feira, 03/01, os maiores acumulados registrados no intervalo de uma hora concentraram-se na região do Subúrbio, nas localidades de Periperi (58,8mm), Fazenda Coutos (56,4mm), Valéria (53,2 mm), Mirante de Periperi 50,4mm, Palestina (36,2) mm e Praia Grande (35,8).

A Codesal recebeu 210 solicitações até às 15h20 desta sexta-feira ((03/01). Foram 66 alagamentos de imóveis, três alagamentos de área, 27 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, 17 ameaças de deslizamento, cinco árvores ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de área, 21 imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 45 deslizamentos de terra, dois destelhamentos, um incêndio, oito infiltrações e seis orientações técnicas.
A Codesal mantém plantão de 24 horas. Em caso de emergência ligue 199.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados