SPMJ acolheu mais de 100 crianças e adolescentes durante Festival Virada Salvador

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) atuou durante todo o período do Festival Virada Salvador, acolhendo crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, filhos dos ambulantes e catadores de recicláveis, cadastrados pela Prefeitura da cidade.

No Centro de Acolhimento, Aprendizado e Convivência (CAAC), localizado na Escola Luiza Mahim, no bairro Armação, cerca de 110 crianças e adolescentes foram acolhidos e atendidos por uma equipe multidisciplinar, de profissionais capacitados nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Durante os cinco dias de festa, as crianças participaram de uma extensa programação de atividades elaboradas e pensadas para promover entretenimento e aprendizagem, como jogos educacionais, karaokê, piscina de bolinhas e muitos outros. Além de seis refeições diárias, preparadas por uma equipe nutricional.

“Foram dias intensos que depositamos toda atenção e cuidado com esses pequenos soteropolitanos, dando todo suporte e segurança para que seus pais pudessem trabalhar tranquilos”, ressaltou a secretária da SPMJ, Rogéria Santos. “E o principal, com esse serviço evitamos que essas crianças e adolescentes estejam vulneráveis ao trabalho infantil e uma série de violação de direitos”, completou.

Os Conselheiros Tutelares, também estão ligados à gestão da SPMJ, atuaram em esquema de plantão no período, de forma itinerante, e também no posto único, localizado no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA), bem próximo a Arena Daniela Mercury, local onde aconteceu o Festival da Virada.

Campanha educativa atingiu cerca de 8.500 pessoas

As mulheres também contaram com o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID), localizado na Rua Lélis Piedade, 27, na Ribeira, que funcionou 24 horas durante os dias da festa, para atender e acolher as vítimas de violência.

Além disso, a equipe da Diretoria de Políticas para Mulheres (DPM) realizou ação educativa com a campanha “Pare! Não à importunação Sexual!”, distribuindo material informativo, orientando o público sobre o tema e prestando atendimento no Posto da Mulher, localizado no mesmo posto da Guarda Civil Municipal, dentro do local da festa, na Boca do Rio. Segundo a equipe da DPM, cerca de 8.500 pessoas foram sensibilizadas com a campanha, e sete casos de importunação foram registrados durante o festival.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados