Virada em Salvador será celebrada com show piromusical de 15 minutos

Está chegando o momento da virada. E é claro que 2020 vai ser recebido com muito brilho no céu da cidade. Além da tradicional queima de fogos na região da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, onde acontece o Festival Virada Salvador, a capital baiana terá mais 17 outros pontos com show pirotécnico. Para quem vai soltar os próprios fogos em casa, é preciso tomar alguns cuidados.

Na região do festival, serão 28 toneladas de artefatos pirotécnicos capazes de produzir um show piromusical exclusivo de 15 minutos de duração. Tudo desenhado e criado especialmente para a cidade. A exibição, além de ter uma beleza visual tridimensional com efeito específico em cada momento, vai contar com uma tecnologia que segue uma tendência mundial de redução de ruídos, gerando ainda mais conforto para o espectador. Ao todo, 1,6 mil cores poderão ser vistas durante a queima.

Quem estiver em Itapuã, por exemplo, poderá ver o show piromusical. Para isso, a Prefeitura, responsável pela realização do espetáculo, instalou artefatos na Vila dos Pescadores, na Boca do Rio, que são os de maiores proporções em diâmetro e altura. Um outro ponto de instalação de fogos na Boca do Rio fica visualmente entre a roda-gigante e o novo Centro de Convenções. No total, serão três pontos de disparo simultâneos no local, com efeitos de troca de cores a cada 14 segundos.

Outras 17 localidades na capital baiana também terão queima de fogos para marcar a virada de ano. São elas a Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Patamares, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Paripe, Ribeira, Boa Viagem, Santo Antônio Além do Carmo, Praia de Paramana (na Ilha dos Frades), Praia Grande (na Ilha de Maré), Centro (Ilha de Maré), Bananeiras (Ilha de Maré) e a Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Precauções – Os mesmos fogos que encantam são os que também trazem riscos de incêndios e acidentes. Para garantir a realização dos espetáculos pirotécnicos e evitar algum tipo de acidente é preciso adotar alguns cuidados que vão desde o transporte, estoque, manuseio dos fogos e a devida licença dos órgãos responsáveis.

Em caso de acidentes, as unidades de saúde da Prefeitura estão preparadas. “Essas ocorrências envolvendo queimaduras são mais comuns no período junino, onde a própria população manuseia os fogos. Contudo, vale lembrar, caso alguém faça sua queima particular, que bebida e fogos não combinam”, destacou Ivan Paiva, coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Receitas caseiras – Paiva também ressaltou que, nos casos de queimadura, deve-se evitar receitas caseiras, como manteiga, pasta de dentes e outras tantas conhecidas. O importante é lavar o local com água e sabão. Em caso de pequenas queimaduras pequenas, a pessoa deve procurar o atendimento do SAMU 192.

Em casos mais graves, o paciente pode recorrer a uma das 17 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) que funcionam 24 horas, ao Hospital Municipal ou solicitar a ida de uma ambulância do SAMU até o local. “No caso de queimaduras de alta complexidade, independentemente da unidade que o paciente seja atendido, nós encaminhamos para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está localizada a unidade especializada em queimados no estado”, explicou Ivan Paiva.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados