Deputado baiano confecciona 50 toneladas de jornal com dinheiro público

Para divulgar o mandato, o deputado Raimundo Costa (PL-BA) usou R$ 105,9 mil de sua verba indenizatória (a nota de R$ 110 mil foi recusada), dinheiro público disponível para o custeio de despesas exclusivas de mandato, para confeccionar 250 mil jornais que, de acordo com sua assessoria, possui 16 páginas. A quantidade equivale à tiragem de três dias do jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do país. A informação é do portal Congresso em Foco.

De acordo com o site, o Instituto OPS tentou obter uma cópia digital do jornal, mas até o momento do fechamento desta matéria, a promessa feita pelo gabinete de enviar o arquivo em PDF por e-mail não foi cumprida.
Ainda, de acordo com a assessoria parlamentar, a distribuição dos jornais foi feita por funcionários do gabinete que trabalham no estado que usaram seus veículos para fazer todo o transporte até os pontos de distribuição, 97 colônias de pescadores espalhadas pelo estado baiano.

Segundo a publicação, em todo o estado da Bahia, de acordo com a Superintendência Federal da Pesca e da Aquicultura da Bahia, estão cadastrados 130 mil pescadores. Estudo feito pela UFBA, em 2006, mostra que cerca de 73% dos pescadores artesanais não possuíam o ensino fundamental completo e 12% se declararam analfabetos.

Eleito com quase 39 mil votos, Raimundo Costa foi presidente da Federação dos Pescadores do estado da Bahia e vereador de Valença, cidade distante 123 quilômetros de Salvador.

O papel utilizado para esse tipo de jornal é Offset 640×880 90gr/m². Para fazer as 250 mil cópias foram necessários 2 mil pacotes desse papel (cada um contém 500 folhas e pesa 25Kg), logo, 2.000 x 25Kg = 50 toneladas.

No entanto, como o deputado não disponibilizou cópia do jornal, não é possível dar certeza que o papel utilizado é este. (Congresso em Foco) Foto; Ag. Câmara

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados