Prefeitura decide integrar estrutura centenária ao projeto de requalificação da Praça Castro Alves

A estrutura de concreto encontrada na Castro Alves durante as intervenções de arqueologia que ocorrem na obra de requalificação da Avenida Sete de Setembro será incorporada ao projeto de requalificação da praça. A Prefeitura decidiu manter a estrutura exposta e alterar o plano inicial da obra.

As suspeitas iniciais são de que os resquícios identificados podem ser as bases do palco do antigo Teatro São João, que foi construído a partir de 1806 e demolido em 1923 após um incêndio, ou uma fonte de água que pode ser até mesmo anterior ao teatro.

A estrutura, de aproximadamente 100m², foi localizada após prospecção arqueológica e o uso de um georradar para identificação de materiais no solo. A estrutura ainda está sendo estudada. Um levantamento bibliográfico mais apurado será realizado para confirmar a origem exata da construção.

“Não tem mais a possibilidade de pavimentação completa da Praça Castro Alves, como previa o projeto inicial. Nós iremos incorporar essa estrutura no projeto de requalificação da praça. E mais do que incorporar fisicamente, nós iremos também incorporar do ponto de vista ocupacional”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.

“A gente não quer, por exemplo, isolar esses achados através de um gradil para que fiquem meramente expostos. O que a gente pretende é integrar essa estrutura à requalificação da praça, como um espaço associado às manifestações culturais”, acrescentou o secretário.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, Bruno Tavares, destacou que a obra de requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves possui um vasto estudo arqueológico prévio e que todas as etapas de intervenções são submetidas à autorização do Instituto.

“O Iphan já conhecia a possibilidade de achados como esse daqui da Praça Castro Alves. O estudo realizado previamente pela Prefeitura de Salvador também já apontava isso. A arqueologia vem antes, durante e depois das obras. No tocante a esse achado, o georradar encontrou a estrutura logo no início das prospecções e agora, no resgate, ela está sendo estudada de forma mais aprofundada”, afirmou Tavares.

Arqueologia – O secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, ainda destacou que o montante destinado à arqueologia corresponde à cerca de 20% do total de investimento realizado na requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves. “Mais de R$ 2 milhões foram destinados pela Prefeitura de Salvador ao trabalho de arqueologia de toda a Avenida Sete e da Praça. Então é muito importante destacar o compromisso da gestão do prefeito ACM Neto com a história e a cultura da nossa cidade”, disse Tinoco. Atualmente, cerca de 80% do trabalho de arqueologia já foi realizado na avenida.

Por conta do achado, a entrega da nova Praça Castro Alves será feita em partes. A estrutura encontrada será isolada durante o Carnaval e o restante da praça receberá a pavimentação prevista inicialmente e será liberada para os festejos.

O arqueólogo coordenador, Cláudio César Silva, destacou que estudos bibliográficos serão feitos e que os materiais que foram colhidos próximos à estrutura, como louças, vidro e metal, serão analisados.

“Nós faremos a ligação da estrutura aos achados feitos ao redor dela. A depender da camada que foi encontrada, nós conseguimos dar uma datação para o material e, consequentemente, para a estrutura também”, acrescentou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados