Codesal mantém regime de plantão no Festival Virada Salvador 2020

Órgão realiza vistorias na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, visando identificar e eliminar riscos para a população.

Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estarão de prontidão em regime de plantão 24 horas nos cinco dias do Festival Virada Salvador 2020, na Boca do Rio, entre 28 de dezembro a 1º de janeiro. Serão 16 profissionais, entre coordenadores, engenheiros, apoio administrativo e motoristas, que ficarão em dois postos, um no interior da estrutura da Arena Daniela Mercury, e um outro na área externa, funcionando em um trailer para atender a qualquer eventualidade. As solicitações também podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 199.

A ação preventiva com o levantamento e avaliação dos fatores de risco na Arena Daniela Mercury já tiveram início com técnicos da Codesal realizando vistorias no local, bem como nos demais pontos de queima de fogos. ”As situações de risco identificadas serão encaminhadas em relatório técnico para conhecimento e tomada das medidas cabíveis pelos órgãos da Prefeitura”, explica a subcoordenadora de Áreas de Riscos e coordenadora de avaliação de cenário, Rita Moraes.

“A Defesa Civil de Salvador está preparada para responder a qualquer situação que envolva risco ao cidadão”, disse o diretor geral do órgão, Sosthenes Macedo, acrescentando que as inspeções preventivas estão sendo realizadas antecipadamente no cenário da festa de modo a identificar e eliminar problemas que possam apresentar perigo.

As varreduras permitirão gerar informações para subsidiar as ações do Gabinete do Prefeito, Casa Civil, Secult e Saltur, além dos demais órgãos e secretarias envolvidas na realização das intervenções, reduzindo as causas potenciais e as consequências de possíveis contingências.

“Megaeventos, como o Carnaval e o Réveillon, requerem a elaboração de um plano de contingência, ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC)”, explica o coordenador de Ações de Contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior.

No final das apresentações do Festival da Virada, a Codesal procederá o acompanhamento da desmontagem das estruturas, verificando possíveis danos à área.

PLANTÃO CODESAL

No período do Festival da Virada, a Defesa Civil manterá plantão 24 horas com equipe composta por coordenadores operacionais, engenheiros, técnicos e pessoal de apoio voltada a identificar riscos para o público, realizando vistorias, além de promover a ação rápida na ocorrência de incidentes.

Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos e deslizamentos de terra, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. A chamada é gratuita. Após a solicitação, um engenheiro da Codesal vai ao local realizar a vistoria no imóvel e verificar as condições da edificação e do entorno, encaminhado aos órgãos parceiros as providências necessárias.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados