Artesãs da Guerreira Zeferina se preparam para expor produtos na Vila de Natal

Artesãs e doceiras moradoras da comunidade Guerreira Zeferina, no Subúrbio Ferroviário, vão participar do Natal Sempre Solidário, ofertando seus produtos na Vila de Natal, no Campo Grande, entre este sábado (21) e segunda (23), das 17h às 22h. Bijuterias, garrafas personalizadas, panos e toalhas bordadas a mão, berimbaus, bonecas, doces, bolos e artigos natalinos são alguns dos itens que serão comercializados.

Capacitadas por meio de cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura, a maioria delas vive da produção artesanal e nunca teve oportunidade de participar de uma feira livre. O Natal Sempre Solidário é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

O clima entre elas é de muita expectativa. Para a artesã Joice Silva, 32 anos, será uma experiência incrível. “Não vejo a hora de montar minha banquinha e ganhar meu trocado”, comenta. Há 5 anos, retira da produção artesanal de garrafas personalizadas com imagens de santos o sustento do filho. “Eu já sabia fazer, depois que participei do curso me profissionalizei e agora tenho faturado um bom trocado com as vendas aqui mesmo no conjunto e também pelo meu facebook”, diz.

Os produtos são diversificados. A artesão Marta da Silva, 38 anos, fabrica berimbaus, argolas e colares. Animada, ela vê na feira a possibilidade de mostrar seus artigos para baianos e turistas. “Estou feliz demais só em participar de um evento como esse e mostrar o que faço com tanto amor já é uma benção”. Mãe de três filhos, ela aposta que com a participação na feira vai aumentar a renda para assegurar a ceia natalina das crianças. “A cidade está cheia de turistas, vou vender bastante e fazer um Natal bonito na minha casa”, diz.

Para a assistente social da Sempre Tiara Rocha, a participação das mulheres da comunidade Guerreira Zeferina no Natal Sempre Solidário é fundamental para fortalecer o empreendedorismo local e resgatar a autoestima. “Fazemos um trabalho social com elas. São mulheres que tem muito sofrimento em suas histórias e graças a capacitação e ao trabalho social, elas têm conseguido refazer suas vidas e até mesmo se tornar provedoras do sustento de suas famílias. Elas estão realmente radiantes com a participação na Vila de Natal. Estão se sentindo empoderadas e felizes”, finaliza a assistente social. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados