Concertos Eletrônicos de Natal no Centro Histórico começam nesta quinta (19)

A partir desta quinta-feira (19) até o domingo (22), moradores e visitantes de Salvador poderão apreciar o “Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart”, a ser realizado sempre às 19h, na frente do prédio e nas janelas da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. Promovido pela Prefeitura, o espetáculo gratuito foi especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael e reunirá a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal ), o Coral Ecumênico da Bahia, o solista (voz) Fábio Eça, o DJ Thiago Pugas e o músico Rodolfo Lima, que vai tocar o teremim – primeiro instrumento eletrônico criado no mundo, em 1928, pelo inventor russo Léon Theremin.

Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal terá do eletrônico ao acústico, do popular ao erudito, do instrumental ao vocal. “Fiz uma provocação ao maestro Ângelo Rafael para que ele explorasse múltiplas sonoridades unindo a OCSal a um DJ. Ele trouxe a ideia de um teremista e, assim, surgiu um concerto com amplo repertório e que vai trazer mais emoção ainda ao belo Natal que está sendo realizado pela Prefeitura de Salvador”, declara Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico e responsável pela concepção artística do Pelourinho Dia e Noite.

O maestro Ângelo Rafael revela que a OCSal ainda contará com um “instrumento a mais”: uma guitarra que, na verdade, terá o som emitido pela voz do solista Fábio Eça, que faz parte da Banda de Boca. “O uso de novas sonoridades, mesclando o acústico e o eletrônico, DJ, o teremim e a intercessão da voz com a imitação de instrumentos eletrônicos, traz novas possibilidades sonoras e impacto ao espetáculo. Será um concerto com repertório de clássicos natalinos, além de obras de Bach, Vivaldi, Mozart, Villa-Lobos, Gilberto Gil, Ivan Lins e Paul McCartney, dentre outros grandes compositores. Serão músicas que falam sobre amor, paz e coragem, para que a esperança invada nossos corações”, diz, entusiasmado.

Além da regência, o maestro assina a direção musical do concerto, que tem arranjos de Alexandre Espinheira, Ataualba Meirelles e Fernando Burgos (in memoriam). A iluminação cênica é de Irma Vidal e a produção de Simone Carrera.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados