Lançamento da revista Patrimônio É… acontece nesta terça-feira (17)

O projeto Patrimônio É…, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), virou revista e será lançada nesta terça-feira (17). O evento gratuito e aberto ao público marca a última edição de 2019 do projeto e será realizado às 18h, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. Na ocasião haverá distribuição gratuita de exemplares do “Patrimônio É…. Rodas de Conversa sobre Patrimônio Cultural de 2017”. Além do lançamento, acontecerá uma roda de conversa sobre os 142 anos da Escola de Belas Artes (EBA).

Mediado pelo professor de História da Arte Brasileira Ocidental da EBA, Luiz Alberto Ribeiro, a mesa contará com a participação da diretora da instituição de ensino, Nanci Santos Novais; da professora de História da Arte da instituição, Selma Fraga Costa; e do Especialista em Restauração e escritor José Dirson Argolo.

História – A Escola de Belas Artes (EBA), que nasceu e funcionou até os 90 anos no Solar Jonathas Abott, no Centro Histórico, atualmente está situada no Campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no Canela, Rua Araújo Pinho, 212. Os mais de mil estudantes estão distribuídos entre os quatro cursos de graduação – Bacharelado em Artes Plásticas/Visuais, Licenciatura em Desenho e Plástica, Design e Curso Superior de Decoração –, no programa de pós-graduação em artes visuais com mestrado e doutorado, e no curso de especialização em Arte-Educação.

A EBA é a segunda escola superior da Bahia e segunda escola de Arte do Brasil. A participação artística e cultural na comunidade baiana e nordestina sempre foi constante, expressiva e remonta à própria fundação, em 17 de dezembro de 1877, por Miguel Navarro Cañizares. Devido à dedicação à assistência educacional da sociedade e o incentivo dado à vida cultural da capital baiana do final do século XIX, obteve reconhecimento de utilidade pública.

A produção da EBA tem se destacado nas diversas pesquisas e teses já realizadas, com publicação de livros, artigos em jornais e revistas especializados. O trabalho extensionista da instituição tem sido também notável através dos vários cursos livres, atividades com a comunidade externa e, principalmente, com as realizações das feiras de arte e exposições nos espaços internos da instituição – Galeria Cañizares e Galeria do Aluno.

Educação patrimonial – O Patrimônio É… é um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município desenvolvido pela FGM. Aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade.

Foto: Jefferson Peixoto

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados