Operação do Procon fiscaliza lojas e centros comerciais no período natalino

Visando garantir um mercado de consumo mais seguro no período natalino, época em que o número de compras se intensifica, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deflagrou, nesta segunda-feira (16), a operação “Natal 2019”, que fiscalizará, até sexta (20), lojas de rua e centros comerciais.

“O objetivo é averiguar todo o mercado de consumo relacionado às compras natalinas. Sabemos que muitos fornecedores praticam abusos na época em que os consumidores buscam o comércio por conta das festividades. Nossos agentes verificam as condições de ofertas, promoções enganosas, forma de precificação dos produtos, vendas casadas, a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos e as políticas de troca das lojas; entre outras práticas que podem prejudicar o cliente”, explicou o diretor geral do de Fiscalização do Procon, Iratan Vilas Boas.

A professora Edivânia Santos veio do interior para aproveitar as variedades de produtos da capital baiana e realizar as compras da família. “A operação tem uma importância significativa para nós que somos consumidores, sabemos que nessa época existem pessoas querendo ganhar em cima de pessoas humildes. Ver que tem alguém fiscalizando e garantindo preços justos me deixa mais segura”.

Os clientes que se sentirem lesados podem fazer denúncias ao órgão por meio do aplicativo Procon BA Mobile ou por e-mail: [email protected]. “Quem tiver algum problema com as compras deve buscar o Procon para formular suas reclamações. É importante que o consumidor solicite do fornecedor as notas, cupons fiscais e os contratos para que possa comprovar a relação de consumo existente”, explicou Iratan Vilas Boas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados