Programa Coletivo Jovem capacita jovens no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Conhecimento e oportunidade empoderam o jovem para conquistar um futuro melhor. Por compartilharem este pensamento, o Instituto Vedacit, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, apoia o Programa Coletivo Jovem, em Paripe, Salvador (BA), que, por meio de capacitação profissional e valorização da autoestima, conecta jovens a novas oportunidades reais de geração de renda.

“Iniciativas como esta contribuem tanto para o crescimento pessoal e profissional dos jovens quanto para o desenvolvimento das cidades, aproximando-os de suas comunidades e transformando-as num lugar melhor para viver”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

A parceria com o Instituto Vedacit acontece na comunidade do Paripe, em Salvador (BA) e na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo. As ações do programa, baseadas em uma metodologia focada em competências socioemocionais, incentiva que os participantes pensem sobre seu plano de vida e sobre o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos, exercitando o protagonismo e a liderança. Ao colocarem em prática o que aprendem no curso, colaboram com o desenvolvimento da comunidade e fortalecem suas condições de se inserir no mundo do trabalho.

Mais de 300 jovens participaram dos três ciclos concluídos nesse ano. O quarto está em andamento, com formatura prevista para o final do mês. Entre os alunos, 63% são maiores de idade e grande parte, 69%, ainda estão cursando o Ensino Médio. As mulheres representam a maioria, foram 67% no terceiro ciclo.

Ao final do programa, além de entregar um plano de melhorias pronto para ser implantado no negócio local designado, os jovens podem ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto, incluindo as fábricas do Sistema Coca-Cola e da Vedacit.

Em Salvador, dois jovens foram selecionados pela Vedacit, Helder e Felipe, sendo que o último foi efetivado na operação da fábrica em Salvador. “Esperamos abrir portas para que os jovens sejam empregados em setores diversos na construção civil e vislumbrem um futuro promissor nesta área”, pontua Guggenberger.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados