Alunos de escolas municipais se divertem com papais noéis do Pelô

Os Papais Noéis Nativo do Pelô, BA-VA e Cabuloso, criados pelos artistas Marcos Costa, do Cabuloso Atelier de Arte e Cultura; Menelaw Sete, do Atelier Menelaw Sete Pinturas; e Vanderlei de Oliveira, do Atelier Vanderdesigner, têm encantado a criançada que passa pelo Terreiro de Jesus. Os artistas participaram do desafio criativo do Natal no Centro Histórico promovido pelo Pelourinho Dia e Noite e, agora, as esculturas disputam o coração da garotada. Nesta quinta-feira (12), alunos de várias escolas municipais visitaram o local e depositaram os votos manuais nas urnas posicionadas ao lado de cada obra de arte. O Papai Noel do Pelô será conhecido no dia 22.

No que depender do pequeno Ícaro de Deus, 10 anos, estudante do 3º ano da Escola Municipal Presidente Médici, em Paripe, o Papai Noel do Ba-Vi será o vencedor. Amante de futebol, ele afirma que as bolas com as cores do Bahia e Vitória, posicionadas aos pés do “Bom velhinho”, chamaram bastante a atenção. “Adorei as bolas e também o Papai Noel todo feito com esses quadradinhos brilhantes”, afirmou o garoto, ao se referir a técnica de mosaico de vidro e cerâmica usada na construção da obra de arte.

A votação divide opiniões. Para o estudante do 5º ano da Escola Municipal de Paripe, João Felipe Costa, de 11 anos, o vencedor será o Papai Noel Cabuloso. Depois de depositar a cédula na urna, justificou o voto. “Esse tem a cara de Salvador, a nossa cara, a cara do Pelourinho”, disse. O bom velhinho feito pelo artista Marcos Costa, do Cabuloso Atelier de Arte, é uma modelagem em epóxi e arame e finalizado com fibras e tecidos sintéticos.

No Terreiro de Papai Noel foram montados três chalés. Um deles, com o Baú do Papai Noel, são recebidos os brinquedos doados e funciona das 10h às 18h. No segundo chalé acontece a Baladinha do Papai Noel, com música eletrônica infantil. Por fim, no terceiro chalé há uma oficina onde as crianças que estiverem fazendo a doação poderão escrever cartinhas para quem for receber o presente doado. Mais tarde, as doadoras receberão pelos Correios a resposta de quem recebeu o presente. A ideia é conectar as duas crianças e o melhor: nada virtual, tudo feito com papel, caneta e carinho.

A instalação das obras de arte ocorreu no último sábado (7), durante a abertura oficial da ação desenvolvida através da diretoria de Gestão do Centro Histórico, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O artista plástico que receber mais votos receberá a premiação no valor de R$2 mil.

Programação – Durante os dias 19 a 22, o Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart será realizado, sempre às 19h, ao ar livre, na frente e nas janelas do prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. A apresentação do concerto especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael reunirá, numa mesma apresentação, a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, o Coral Ecumênico da Bahia, o solista vocal Fábio Eça, o DJ Thiago Pugas e o músico Rodolfo Lima, que tocará o teremin – primeiro instrumento eletrônico criado no mundo, em 1928, pelo inventor russo Léon Theremin.

Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal também tocará canções que vão de Gilberto Gil a Villa Lobos. A iluminação cênica é de Irma Vidal e a produção fica a cargo de Simone Carrera. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados