Espaço que celebra a história do subúrbio de Salvador vence o Prêmio Brasil Criativo

Na noite do último sábado, dia 30 de novembro aconteceu em São Paulo a cerimônia que consagrou os empreendedores criativos do país com o Prêmio Brasil Criativo. O anúncio foi feito durante o maior festival de criatividade da América Latina o Pixel Show, em evento exclusivo.

A premiação que está em sua terceira edição é apresentada pela 3M e o Ministério da Cidadania com patrocínio do Mercado Livre. Um dos cases vencedores da noite foi o Acervo da Laje de Salvador, na categoria Patrimônio e Artes.

O espaço conquistou o prêmio, por preservar a memória e a cultura da periferia, promovendo desde sua fundação em 2011, pesquisa sobre a arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias de Salvador.

“Para nós do Acervo da Laje, a conquista do Prêmio Brasil Criativo reforça a importância da visibilidade das narrativas que se contrapõem às hegemonias e mostra a diversidade das experiências periféricas nas disputas simbólicas, ocupando espaços geralmente localizados nos centros das grandes cidades e deslocando-os para os nossos territórios, gerando iniciativas que trazem à tona as riquezas relacionadas às artes e às memórias de parte da população que não se vê representada em outros espaços museais” declara José Eduardo Ferreira Santos, idealizador da iniciativa.

Além do Acervo da Laje, outros 11 projetos de todas as regiões do país conquistaram o Prêmio, representando os diferentes setores que compõem o ecossistema da economia criativa. As iniciativas premiadas terão suas trajetórias contadas em um documentário que será produzido pela organização do Prêmio Brasil Criativo, que ajudará a divulgar os projetos e a difundir e inspirar novos negócios e ações. O documentário será lançado no dia 21 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Criatividade. “A partir de agora, a missão do Prêmio Brasil Criativo é conectar esse ecossistema e ampliar as oportunidades de desenvolvimento e geração de negócios entre os empreendedores destes setores. Vamos fortalecer a comunidade de empreendedores, profissionais, curadores e parceiros que fazem parte desta grande rede criativa formada pela premiação”, revela Lucas Foster especialista em criatividade e idealizador do Prêmio Brasil Criativo.

Confira todos os projetos vencedores da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo:

Arquitetura / Cidades para Pessoas:

Cidades.co – São Paulo – São Paulo

Uma plataforma que engaja e traz ferramentas para que os cidadãos sejam protagonistas da melhoria seus bairros, fortalecendo iniciativas locais para criar espaços mais humanos, acessíveis e de qualidade.

https://www.pracas.co/

Artes Cênicas / Festivais que Transformam:

Festival do Teatro Brasileiro – Brasília – Distrito Federal

Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999 tem como característica intrínseca viajar, e levar a cultura do teatro brasileiro de um estado a outro.

http://20.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados