Ipiaú – BA, 86 Anos de Emancipação Política

Já se vão 86 anos desde que então o governador Juracy Magalhães enviou a essa terra informando da elevação do então distrito de Rio Novo à condição de município de Ipiaú, formalizando assim e com grande apoio do então secretário de saúde da Bahia, Alfredo Brito, a sua emancipação política, administrativa e econômica.Ipiaú, pertence à Microrregião Homogênea 154 – Cacaueira – segundo divisão adotada pelo IBGE, compreendendo uma área de 267 km², equivalente a 0,05% da área total do Estado.
A economia ipiauense, região cacaueira, indústria em expansão, destacando-se fábrica de polpa de suco, a Doce Me quel está entre as maiores indústrias de polpa de frutas do Brasil, grupo multinacional de mineração se instalou próximo ao município e vem explorando níquel na região.

Destaca-se ainda a pecuária extensiva, respaldada pelo rico solo, plantio de cana, para a produção de cachaça, o cacau, que já trouxe muita riqueza à região, chegou a contribuir com quase 49% do PIB baiano Contudo, Ipiaú é uma microrregião modelo, Com IDH de (0,67) – médio, Ipiaú tem o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano, maior que o de Barra do Rocha ( 0,577), Ibirataia (0,576), Itajibá ( 0,589), Jitaúna (0,575) e maior até do que o de Jequié (0,665). Ipiaú possui maior qualidade de vida que cidades vizinhas, de acordo com os dados. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países e cidades pelo seu grau de “desenvolvimento humano”. utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

Economista Luã Calhau

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados