Ruy Espinheira Filho lança nova edição de O Rei Artur vai à guerra

Neste sábado, dia 30 de novembro, a Editora Positivo lança o livro “O Rei Artur vai à guerra”, do poeta e escritor baiano Ruy Espinheira Filho. A obra será lançada no Espaço Itaú de Cinema (Praça Castro Alves, s/n, Centro), em Salvador, a partir das 10h. Esta é a segunda edição do livro finalista do Prêmio Nestlé, publicado primeiramente em 1987. “A história é uma novela, tanto lírica quanto humorística, de uma juventude aventureira e poética, como deve ser sempre a juventude”, conta o autor.

Em “O Rei Artur vai à guerra”, Espinheira conta as aventuras do pré-adolescente Alberto, apaixonado por literatura, que se inspira nas histórias de Rei Artur, da Távola Redonda, para viver as próprias histórias, com os amigos ou consigo mesmo e sua criatividade. “Um livro delicioso, rápido, que envolve o leitor e o conduz pelas veredas de Dois Rios, uma cidade pequena com sua rua de alfaiates, o pequeno cineteatro, o pátio da escola e um grande açude de represa”, expõe a editora do livro, Cristiane Mateus.

Ruy Espinheira Filho, que já conquistou o Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Sousa (1981) e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (2006), utiliza elementos de prosa e poesia ao longo das 96 páginas, guiando o leitor pela imaginação de Alberto como um reflexo da própria trajetória do escritor. “Toda obra de escritor é também autobiográfica. Na verdade, prosa e poesia se complementam mutuamente. Tudo isso é vida. Se eu não tivesse vivido aquele tipo de vida, não poderia ter escrito o livro”, diz Ruy.

Sobre o autor

Ruy Espinheira Filho nasceu em Salvador, Bahia, em 1942. Jornalista, poeta, ficcionista, ensaísta e professor aposentado de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Poeta elogiado em sua estreia (Heléboro, 1974) por Carlos Drummond de Andrade, que o classificou como autor de uma “poesia concentrada e de sutil expressão”. Em 1998, foi eleito um dos 20 poetas contemporâneos mais importantes do Brasil, consulta promovida pela Fundação Biblioteca Nacional. Ruy é detentor, com poesia e prosa, de prêmios literários, como o Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Sousa (As sombras luminosas, 1981), o Prêmio Ribeiro Couto (Memória da chuva, poesia, 1996) e, com Elegia de agosto e outros poemas (2005), o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Jabuti (2º lugar) e Menção Especial do Prêmio Cassiano Ricardo. Também foi duas vezes indicado ao Prêmio Portugal Telecom (Sob o céu de Samarcanda, 2010, e A casa dos nove pinheiros, 2013).

Serviço

Lançamento do livro “O Rei Artur vai à guerra”

Autor: Ruy Espinheira Filho

Data: 30 de novembro de 2019, às 10h

Local: Espaço Itaú de Cinema (Praça Castro Alves, s/n, Centro)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados