Prefeitura presta assistência a famílias alagadas por conta de descaso da Via Bahia

Equipes da Prefeitura estão atuando para atender as famílias que sofrem com um alagamento na comunidade conhecida como Terracom, em Valéria, próximo à BR-324. Mais uma vez, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e técnicos da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) constataram que o alagamento se deve à provável obstrução de trechos de seções de galerias utilizadas para a passagem das águas do riacho sob a rodovia. Por conta disso, a água ainda não baixou, mesmo sem chuva.

Apesar da questão ser da responsabilidade da concessionária Via Bahia e da Embasa, a Prefeitura, além de prestar auxílio às famílias, estuda uma solução para o problema por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). Em função da inércia em agir, a Via Bahia será, inclusive, notificada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) pela segunda vez este ano e pelo mesmo motivo, já que o trecho é de responsabilidade da empresa, conforme contrato de concessão com a União.

Até o momento, 127 moradores foram cadastrados e recebem todo apoio institucional da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A Defesa Civil emitiu um laudo coletivo sobre a situação das residências inundadas. A partir de agora, a Sempre vai cadastrar individualmente cada família para a concessão do Auxílio Emergência, que oferece até três salários mínimos para quem perdeu bens em função de desastres.

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, esteve na localidade pela tarde ao lado do diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, e dos titulares da Seman, Virgílio Daltro, e das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, entre outras autoridades municipais e representantes da Via Bahia e da Embasa. De acordo com a Sempre, os moradores optaram por não dormir no Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo I, escola localizada na região, e se dirigiram as casas de parentes ou amigos.

Kits – Ainda nesta quinta-feira (28), foram entregues colchões, kits de higiene, toalhas, cobertores e cestas-básicas para os moradores da comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também esteve presente na localidade, ofertando vacinas e acompanhamento individualizado a cada uma dessas pessoas. Uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem já cadastrou 41 famílias, totalizando pelo menos 200 atendimentos de saúde.

Responsabilidade – Na manhã de hoje, o prefeito ACM Neto responsabilizou a Via Bahia e a Embasa pelos constantes alagamentos e transtornos causados à população da comunidade de Terracom. “A Via Bahia, que já foi autuada este ano pela Prefeitura, simplesmente não faz a manutenção periódica das tubulações que passam pela região de domínio, em Valéria, e a Embasa reduziu o calibre de um duto, diminuindo consideravelmente a vazão da água”, afirmou ACM Neto.

O prefeito disse também que vai denunciar as duas empresas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Ministério da Infraestrutura. “A população de Valéria e de outros bairros vizinhos e os milhares de motoristas que passam pelo local diariamente não podem sofrer mais com a omissão da Via Bahia e da Embasa. Enquanto as duas empresas trocam acusações e não fazem as obras necessárias para eliminar os alagamentos, a população enfrenta muitos transtornos. Essa situação traz riscos à saúde, segurança e bem-estar dos moradores”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados