Evento festeja um milhão de processos eletrônicos no SEI Bahia

Um milhão e quarenta e quatro mil processos eletrônicos, 40 mil usuários cadastrados, 4,2 mil servidores capacitados, redução no consumo de 150 milhões de folhas de papel, preservação de 7,5 mil árvores e uma economia para os cofres públicos de R$ 30 milhões. Esses são alguns dos números apresentados na tarde desta quarta-feira (27), no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Salvador, durante o Evento do Milhão, que comemorou o novo marco no número de processos abertos no SEI Bahia, sistema informatizado de gestão de processos e documentos do Poder Executivo Estadual.

“O SEI representa um avanço enorme para a agilidade e qualidade nos processos. Ele promove produtividade e redução de custos, facilita a instrução processual e diminui o número de diligências. São grandes conquistas para todos nós e vamos continuar nesta trilha de transformação digital”, garantiu, na abertura do evento, o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes.

O secretário também fez uma retrospectiva dos principais marcos do projeto da Saeb, desde a iniciativa prévia do Papel Zero (ainda na gestão anterior, em 2012) até o momento atual, com destaque para o lançamento do SEI Bahia para todos os órgãos estaduais, em novembro de 2017. “Na época, eu já tinha certeza que o SEI seria um ponto de inflexão para as rotinas administrativas do Estado”, recordou.

Prêmio

Formada por diretores gerais, assessores de Planejamento e Gestão e administradores locais das mais diversas unidades do Estado, a plateia do Evento do Milhão foi surpreendida com o anúncio da entrega de um brinde especial à servidora responsável pela abertura do processo número 1.000.000.

Agraciada pela Saeb com um tablet, a assistente administrativa Silvana Paraíso, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), abriu “o processo do milhão” no dia 11 de novembro, às 13h36. “E foi no dia seguinte ao meu aniversário, um presente de verdade”, festejou Silvana.

Programação

A programação do Evento do Milhão inclui ainda uma palestra da subsecretária geral de Tecnologia e Informação da Procuradoria Geral do Distrito Federal, Riane de Oliveira Torres Santos, que relatou a sua experiência à frente da implantação do SEI no governo do Distrito Federal.

Na sequência, o superintendente de Gestão e Inovação da Saeb, Anderson Prazeres, chamou toda a equipe do SEI Bahia ao palco do auditório para receber os aplausos da platéia e fez uma apresentação sobre transformação digital.

A agenda do evento contou ainda apresentações da subcoordenadora de Sistemas da Coordenação de Tecnologias do Inema, Lígia Almeida, sobre ações de integração e interoperabilidade entre o SEI Bahia e outros sistemas, e do coordenador do SEI Bahia Márcio Souza, sobre boas práticas de utilização do software.

Ao final, houve um bate-papo com o superintendente Anderson Vasconcelos e o coordenador de Tecnologia da Informação da Saeb, Anderson Barbosa, sobre projetos pilotos de transformação digital que serão desenvolvidos na Sefaz e na Uneb.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados