FUNCEB tem programação artística gratuita no Pelourinho até sexta-feira (29)

Dando continuidade à programação do Novembro das Artes Negras – Ano III, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) terá programação artística gratuita e diversificada durante toda a semana, de 25 a 29 de novembro, em sua sede e no Largo Pedro Arcanjo, ambos no Pelourinho.

A programação acontecerá na Sala King, inaugurada na primeira edição do Novembro das Artes Negras, em 2017. Já nesta segunda-feira (25), às 15h, a atriz Mônica Santana levará ao palco da Funceb o espetáculo Isto não é uma mulata, seguido de bate-papo sobre as “Formas de Representação da Mulher na Mídia”.

Na terça-feira (26), o artista Diego Sei realizará a Oficina Caixa Mágica, das 9h às 12h. Na atividade ele mediará uma imersão básica ao universo da fotografia por meio do entendimento lúdico de como funciona a luz na captação dessas imagens.

Ainda no dia 26, objetivando ampliar a discussão da diversidade e multiplicidade do corpo negro nas linguagens artísticas, acontece a Mesa Multilinguagem – Diálogos Possíveis: Corpus nas Artes, com a participação de Tatiana Nascimento (Literatura), Augusto Albuquerque (Artes Visuais), Reginaldo Carvalho da Silva (Circo), Jacqueline Elesbão (Dança), Dão (Música), Mônica Santana (Teatro) e Dayse Sacramento (mediação).

Circo e Dança

Quarta-feira (27) será o dia será do Circo e da Dança na Sala King. Às 15h a programação começa com o espetáculo O Casamento do Palhaço; em seguida, será a vez do espetáculo de dança Negreiro. Após as apresentações, os artistas de circo e de dança, João Lima e Guego Anunciação, irão bater um papo com os presentes.

Na quinta-feira (28), às 17h, num formato que une dança, teatro e performance, a bailarina do Balé do Teatro Castro Alves, Luiza Meireles, apresentará o solo Lugar de Preta. No espetáculo a artista revela a falta de representatividade de bailarinas negras em companhias de dança oficiais.

Literatura e Música

Nesta sexta-feira (29), o Sarauzinho da Calu, encerra as atividades na Sala King, às 11h. Cassia Vale, autora do livro Calu, uma menina cheia de histórias e diretora do Sarauzinho da Calu, fará uma contação de histórias do livro, com um pocket show do sarauzinho.

Integrando também o projeto Escritas em Trânsito a escritora Tatiana Nascimento ministrará a oficina Como se faz cuírlombismo literário: leitura e interpretação de poesia brasileira contemporânea. A ação acontece de 27 a 29 de novembro, das 14h às 18h, na sala do Memorial do TCA.

Para encerar a programação do Novembro das Artes Negras da Funceb – ano III, o cantor Dão apresentará o show Sambadélic, trazendo pesquisa dos sambas vindos de Tia Ciata, chegando em Candeia e abraçando os bambas contemporâneos oriundos do bairro do Candeal, celeiro de grandes percussionistas. O show acontecerá na sexta-feira (29), às 20h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Acesse o site www.fundacaocultural.ba.gov.br e fique por dentro de toda a programação!

Serviço:

Novembro das Artes Negras – Fundação Cultural do Estado da Bahia

Local: Sala King – Sede da Funceb (R. da Oração, 01 – Pelourinho, Salvador)

Gratuito

Espetáculo de teatro – Isto não é uma mulata

Quando: 25 de novembro, às 15h

Oficina Caixa Mágica

Quando: 26 de novembro, das 9h às 12h

Mesa Multilinguagem – Diálogos Possíveis: Corpus nas Artes

Quando: 26 de novembro, às 15h

Espetáculo de dança – Negreiro

Quando: 27 de novembro, às 15h

Local: Sala King – Sede da Funceb (R. da Oração, 01 – Pelourinho, Salvador) Gratuito

Espetáculo de circo – O Casamento do Palhaço

Quando: 27 de novembro, às 16h

Espetáculo de dança – Lugar de Preta

Quando: 28 de novembro, às 17h

Sarauzinho da Calu

Quando: 29 de novembro, às 11h

Oficina como se faz cuírlombismo literário

Quando: 27 a 29 de novembro, das 14 às18h

Local: Sala Memorial TCA (Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande – Salvador)

Show Dão – Sambadélic

Quando: 29 de novembro, 20h

Local: Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados