Presidentes das Assembleias da Bahia e São Paulo trocam experiências de gestão

Os Estados da Bahia e São Paulo deram, na manhã desta quinta-feira (21), um passo no propósito de encurtar a distância no campo parlamentar. De passagem por Salvador para a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris (PSDB), fez uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP). Encontro aconteceu no gabinete da direção da Casa.

Por natureza do ofício, política foi o cardápio principal das conversas, que contaram ainda com os deputados Rosemberg Pinto (PT), Euclides Fernandes (PDT) Neuza Cadore (PT), Aderbal Caldas (PP) e Jacó (PT). O complexo quadro que vive a política no Brasil ocupou boa parte da ‘mesa’. O Projeto Papel Zero, em que a atual gestão baiana busca reduzir a praticamente nada a circulação de papel na burocracia administrativa da Casa, priorizando a via online, foi o prato mais servido.

“É com muita alegria que recebemos o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris. Trocar experiências exitosas é sempre positivo ao gestor público. Estamos lutando para implantar o papel zero, e São Paulo já fez isso. A primeira coisa que vamos fazer é essa troca de tecnologias para que até junho do ano que vem não haja mais papel tramitando na Casa”, comentou, o chefe da Alba.

Parlamentar baiano destacou a relevância de as Assembleias buscarem estreitar o diálogo. “Penso ser muito bom o intercâmbio entre os Legislativos. A UNALE (União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais) está proporcionando nessa 23ª conferência justamente isso, estarmos mais próximos e procurando extrair o que há de melhor nas Casas Legislativas. A Assembleia da Bahia tem muito a oferecer, mas também a evoluir. O que pudermos fazer para melhorar o atendimento aos deputados e à população baiana, vamos implementar”, garantiu, Nelson Leal.

Presidente do maior Legislativo do país também enalteceu o valor para a sociedade da troca de experiências. “Estivemos aqui para a abertura do Congresso da Unale, que por sinal uma deputada baiana será nossa nova presidente. Não poderíamos vir à Bahia e não visitar a Assembleia Legislativa e o presidente Nelson Leal, que muito bem nos recebeu para trocar experiências. O parlamento é isso, buscar as boas práticas, seja na área legislativa, quanto administrativa. Também colocar São Paulo sempre à disposição da Bahia, assim como a Bahia se coloca à disposição de São Paulo. Que essa boa relação possa dar frutos e melhore a vida das pessoas”, salientou, Cauê Macris.

A deputada baiana a que se referiu o presidente da ALESP é Ivana Bastos (PSD). A pessedista responderá pelos destinos da Unale no biênio 2020/21. Já Cauê Macris foi notícia nacional nesta quinta-feira (21), por, em ato da Alesp, cancelar a realização de uma homenagem-póstuma ao ditador chileno Augusto Pinochet. Solenidade aconteceria no próximo dia 10 de dezembro, contraditoriamente quando se festeja o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

UNALE

A Unale é uma sociedade civil de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constitui-se por tempo indeterminado como entidade representativa da classe dos deputados estaduais e distritais, bem como das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital. Tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal.

COMITIVA INTERNACIONAL

À tarde, o presidente Nelson Leal acolheu e apresentou a Casa a delegações de parlamentares e assessores de quatro países: Argentina, Uruguai, Paraguai e China, que participam da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Acompanharam o presidente as deputadas Ivana Bastos (PSD) e Fabíola Mansur (PSB), além do ex-presidente da Casa, Clóvis Ferraz.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados