Novembro Azul possibilita 336 atendimentos em unidades da Sempre

Novembro Azul possibilita 336 atendimentos em unidades da Sempre

Neste Novembro Azul, mês alusivo à prevenção e combate ao câncer de próstata, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 336 atendimentos gratuitos com foco na atenção integral à saúde do homem. Os participantes foram os acolhidos das Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) para Adultos e Famílias em Situação de Rua.

Durante iniciativa, foram feitos 83 atendimentos médicos, 91 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, 129 testes de glicemia e aferição de pressão arterial, 78 avaliações de saúde bucal e 85 emissões do cartão SUS. As UAIs realizaram, ainda, palestras educativas, roda de conversas, distribuição de preservativos e lubrificantes.

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, destacou a relevância da campanha do Novembro Azul, que superou as expectativas. “Promover iniciativas de fortalecimento e acesso à rede básica de saúde é fundamental. Perceber, ainda, que, conseguimos estimular expressiva participação do público é gratificante”, comemorou.

Para atender a demanda da comunidade, os serviços de saúde ofertados na Associação Pleno Cidadão – ASPEC Ribeira foram abertos para os moradores do bairro e adjacências. Além da unidade na Cidade Baixa, a campanha também passou neste mês de novembro pela UAU Pau da Lima, no dia 5; UAI Aspec Pituaçu, no dia 6; e a UAI Andra I, no dia 13.

“Uma vez que a população em situação de rua, em sua maioria, é formada por homens, fomentar ações de conscientização e prevenir possíveis agravos é de extrema importância”, afirmou a diretora de Proteção Social Especial da pasta, Juliana Portela.

Raimundo Oliveira, 38 anos, foi atendido na UAI Ribeira e agradeceu a oportunidade de receber atendimentos gratuitos. “Acho importante porque nós, homens, costumamos sempre deixar para depois os assuntos relacionados à saúde e temos esse momento para cuidar da gente. Na rua, temos muitas dificuldades e ter um local onde podemos ter esses serviços é muito bom e traz dignidade para nós”, disse.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados