“Que nível está a sua consciência negra?”

A escolha de 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra foi inspirada na data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Segundo o presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA, Roberto Alves, antes de citar dados, é preciso fazer uma reflexão sobre o significado da data.

“Que nível está a sua consciência negra? Porque consciência é com ciência, conhecimento. Então, o que nós conhecemos ainda sobre os negros no Brasil, sobre a cultura negra no Brasil, sobre a riqueza cultural, de inteligência, de beleza, de contribuição? Se a nossa consciência negra estivesse mais consciente, com certeza diminuiria essa diferença que ainda tem com a comunidade negra no Brasil”, afirma.

Diferença essa que, infelizmente, ainda existe em pleno século 21. De acordo com o informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a população negra tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que os brancos.

Além disso, o levantamento aponta que pretos e pardos, que compõem a população negra do país, são maioria entre trabalhadores desocupados (64,2%) ou subutilizados (66,1%). No que diz respeito a ocupação de cargos gerenciais, os negros são a minoria (29,9%).

Porém, no que se refere ao ensino superior em instituições públicas brasileiras, os dados são positivos. De acordo com a analista de indicadores sociais do IBGE Luanda Botelho, a proporção de pessoas pretas ou pardas cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras chegou a 50,3% em 2018. De acordo com ela, esta é a primeira vez que a população negra ultrapassa a metade das matrículas em universidades e faculdades públicas.

“Melhoraram os indicadores, levando a uma maior proporção de pessoas pretas ou pardas concluindo o ensino médio, estando aptas a cursar o ensino superior; e a gente tem também nos anos 2000, as políticas de expansão do ensino superior e de democratização do acesso, que seriam as políticas de cotas. Então eu acho que a gente pode explicar esse resultado por essa trajetória de melhora desses indicadores, pelas políticas de acesso ao ensino superior e também por este aumento na autodeclaração da população preta ou parda”, conta.

O empresário Fernando Cândido, negro, de 30 anos, tem uma hamburgueria em São Paulo chamada Rap Burguer, com uma temática de Hip-Hop e Rap. Ele conta que o preconceito racial ainda existe e é visível, mas essa realidade vem mudando gradativamente.

“Quando você tem essa consciência racial, que você consegue, de fato, perceber que você está em uma sociedade que tem um preconceito, um racismo impregnado nela, é impossível viver sem, de fato, combater esse problema”, disse.

A escolha de 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra foi inspirada na data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, em Alagoas. A data foi estabelecida pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.(Ag. do Rádio)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados