Política Municipal de Inovação é discutida no Fórum Cidade Inovadora

Os representantes de empresas de base tecnológica e cidadãos participaram do primeiro Fórum Cidade Inovadora, realizado na tarde desta terça-feira (5), no Espaço Colabore, no Parque da Cidade. Promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), o evento buscou esclarecer dúvidas de interessados sobre a proposta da Política Municipal de Inovação, que está em desenvolvimento.

A assessora de Inovação da Secis, Rafaela Rodrigues, explicou que este fórum será repetido anualmente após a implementação da política municipal. A intenção é de que o debate entre os atores da sociedade e o poder público possa proporcionar interação e propor soluções cada vez mais afinadas com Salvador.

“Criamos esse fórum para que todos que serão impactados pela lei pudessem contribuir, esclarecer dúvidas, colaborar. Esperamos que o que ela traz de beneficio promova a atração de startups, fortaleça a rede e cresça. Então queremos que a população analise, sugira e argumente”, explicou.

Os cidadãos que quiserem colaborar com sugestões para a construção da Política Municipal de Inovação podem ter acesso ao documento proposto e fazer as ponderações através da Internet. A minuta do projeto está disponível para consulta e pode ser acessada através do link sustentabilidade. salvador. ba. gov. br e no Instagram da Secis (@secissalvador). O prazo para envio das contribuições é até 6 de dezembro de 2019.

Novo encontro – Na próxima terça-feira (12), também no Colabore, haverá um encontro com o mesmo intuito do fórum, mas com o formato de uma audiência pública, que terá como foco receber empresas de base tecnológica e startups. Após essa data ainda haverá mais dois eventos similares antes do fechamento do recebimento de sugestões.

A intenção municipal é de que a política sirva como mecanismo para impulsionar o empreendedorismo e a inovação em Salvador. Através do certame serão instituídas diretrizes, mecanismos, sistemas e incentivos à inovação, além de fomentar a ampliação e consolidação da rede de conhecimento técnico-científico e orientar as atividades do poder público municipal na relação com o ecossistema de inovação local.

No plano há proposta de conceder incentivos fiscais e outros benefícios para as empresas participantes com o objetivo de promover o empreendedorismo inovador de interesse do município. Entre eles estão a redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2% para os participantes de toda Salvador, e o abatimento de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) apenas para empresas e startups localizadas na região do Comércio.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados