Crianças de 9 Meses a 2 Anos agora poderão opera a visão

Aconteceu hoje (04), na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, a assinatura do convênio que permitirá a compra de dois importantes equipamentos para o Hospital Humberto Castro Lima – HHCL. Um dos equipamentos é um potente esterilizador de materiais cirúrgicos para que o processo de higienização seja feito dentro da própria unidade, o que diminui muito o risco de infecções hospitalares, e o outro, aparelha o hospital para operar a visão de crianças de 6 meses a 2 anos de idade, fazendo do HHCL o único hospital filantrópico especializado em oftalmologia a atender a grande demanda reprimida de cirurgias para este público.

Os equipamentos são provenientes de Emenda Parlamentar destinada ao HHCL pelo Deputado Federal Antônio Brito, por meio do Governo do Estado Bahia. O convênio foi assinado por Dra Maria Luisa Soliani, Diretora Executiva do HHCL, Mariana Soliani, Superintendente do HHCL, Antônio Brito, Deputado Federal, e Fábio Vilas-Boas, Secretário de Saúde do Estado. Na ocasião, Mariana Soliani, Superintendente do HHCL chamou a atenção para a enorme demanda por cirurgias oftalmológicas em crianças e alertou para o risco de cegueira evitável em função da falta de acesso a hospitais especializados que as atendam. “A cegueira é extremamente incapacitante, mas é evitável na maioria dos casos, por isso, possibilitar às crianças os procedimentos necessários para que tenham uma infância com plena visão, nos deixa imensamente felizes. Com esses equipamentos poderemos voltar a operar nossas crianças e dar a elas as oportunidades que uma boa visão oferece”, comemorou a Superintendente do HHCL. Estiverem presentes também no ato da assinatura representando o HHCL, Mônica Marques, Gerente de Marketing, e Maurício França, Gerente Financeiro.

O HOSPITAL

Em 1959, em uma época em que o Sistema Único de Saúde (SUS) não existia e que as pessoas carentes não tinham acesso à saúde ocular, sendo frequente a cegueira por falta de assistência adequada, o médico Oftalmologista e Professor Humberto Castro Lima, criou o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira – IBOPC, braço social do HHCL.

O HHCL fica localizado no bairro do Canela, em Salvador/BA, e é o maior hospital especializado em Oftalmologia da Bahia e o maior centro transplantador de córnea do Estado, cuja causa é o combate à cegueira. Anualmente é realizado uma média de 172 mil procedimentos ambulatoriais e cirúrgico para pacientes de toda a Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados