Circuito #Reconectar encerra edição 2019 no próximo dia 10

Uma visita ao Centro Histórico vai encerrar, no próximo dia 10, a edição 2019 do Circuito #Reconectar, iniciativa promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Nesse dia, os alunos da Escola Municipal Campinas de Pirajá, localizada em Campinas de Pirajá, percorrerão o Circuito Centro Histórico, da Praça da Sé à Praça Castro Alves, em dois horários: pela manhã, das 7h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h.

Na oportunidade, a história de fundação da capital baiana poderá ser lida através dos edifícios e monumentos instalados nesse roteiro. Assim como em todas as edições, o traslado dos alunos será feito a partir de um serviço de ônibus, contratado pela FGM, para buscar os estudantes na escola e levá-los de volta, com estrutura de ar condicionado e sanitário.

Durante este ano, mais de 400 alunos do Ensino Fundamental II de dez escolas da rede municipal de ensino tiveram a chance de “voltar” ao passado da cidade, com a história sendo contada a partir dos monumentos com as placas de QR Code. A iniciativa tem apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Monumentos – O Circuito #Reconectar é uma ação do Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural (Gepac/FGM), e tem como objetivo estimular o interesse de estudantes, moradores e visitantes acerca dos símbolos que dão identidade e fazem parte de memória histórica de Salvador. O objetivo é possibilitar o acesso e divulgação de informações sobre os monumentos públicos da cidade; promover a construção de valores e pertencimento a essas obras e diminuir atos de vandalismo.

A ideia é contar a história da cidade a partir dos monumentos, num passeio conduzido por um guia que, além de apresentar os pontos turísticos, situa as obras historicamente e interage com os jovens. A linguagem informativa é associada às novas tecnologias, como a leitura da ficha de cada obra através do celular ou tablet com leitor QR Code.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados