Neuza quer levar psicologia é serviços social para as Escolas

A deputada Neusa Cadore (PT) defendeu a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas escolas públicas da Bahia em indicação encaminhada ao governador Rui Costa. No documento, ela sugeriu que o Executivo estadual apresente um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com esse objetivo. Para a deputada, será uma importante medida em prol da incidência multidisciplinar e do aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Ao justificar a indicação, Neuza Cadore afirmou que diversos são os estudos e evidências que atestam a importante contribuição da psicologia e da assistência social no desenvolvimento humano e no aperfeiçoamento do processo educacional. “Como salienta a pesquisadora Lenilma Gomes da Silva, a educação libertadora ou transformadora é aquela que trabalha com uma visão de sujeitos potencialmente autônomos, capazes de praticar a solidariedade, instruindo-se de forma a promover a autorreflexão”.

Para ela, a prática da psicologia no contexto escolar pode contribuir além da clínica, em diversas frentes, como, por exemplo, o acompanhamento e suporte psicopedagógico aos educadores, estudantes, professores e direção. A parlamentar citou também, como outro benefício, o desenvolvimento de trabalhos e encontros para tratar de temas inerentes ao ambiente de sala de aula e demais espaços de convívio de toda comunidade escolar.

Outros benefícios foram lembrados pela deputada, a exemplo do desenvolvimento de projetos e campanhas voltados para questões sensíveis como bullying e outras violências; a construção de diálogos e aproximações com as famílias dos estudantes; e a formulação de novas perspectivas e abordagens sobre os processos de ensino e aprendizagem.

Em relação ao serviço social, Neuza lembrou que ele tem o papel de intervir na política educacional e na proposta pedagógica, difundir a cidadania e fortalecer a autonomia, “gerando um processo de incidência que vai muito além dos muros escolares, em prol da qualidade de vida e solidariedade em toda a comunidade escolar”.

A parlamentar observou ainda que, no âmbito federal, após longa tramitação, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei nº 3.688/2000, estabelecendo a previsão dos serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou a integralidade do projeto.

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