Coelba destiva mais de 57 mil ligações irregulares somente este ano

A energia recuperada poderia abastecer 2,5 milhões de residências por um mês

Até o mês de setembro, a Coelba identificou irregularidades em mais de 57 mil unidades consumidoras, nas mais de 162 mil inspeções realizadas pela concessionária em todo o estado da Bahia. A energia recuperada nesse período é suficiente para abastecer 2,5 milhões de residências por um mês ou o município de Camaçari durante seis meses.

Apenas na capital baiana e Região Metropolitana, foram realizadas mais de 34 mil inspeções, com mais de 16 mil casos de irregularidades verificados. Esse quantitativo representa energia suficiente para abastecer o munícipio de Simões Filho por dois meses ou 500 mil residências por um mês.

Atuando de forma preventiva, a Coelba conta com uma equipe de inteligência que trabalha ativamente para identificar e retirar as ligações irregulares de energia. A concessionária reforça que a ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena prevista de oito anos de prisão.

A companhia conta com o apoio de toda a população para realizar denúncias, que podem ser feitas, de forma anônima, através do telefone 116 (ligação gratuita) ou dos outros canais de atendimento da distribuidora.

Segurança

As operações de fiscalização também são realizadas com o apoio da Secretária de Segurança Pública, em todo o estado, e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e impactos das irregularidades.

A Coelba reforça que quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos para atuar na rede elétrica.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados