Hilton Coelho defende meia passagem para todos no metrô aos domingos

O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação endereçada ao governador Rui Costa (PT) para que seja apresentado projeto de lei que garanta a meia-passagem no sistema de transporte público metroviário do estado da Bahia. “O transporte é um serviço público essencial e deve ser garantido pelo Estado. Torná-lo mais acessível é uma forma de oportunizar que as pessoas com menor condição econômica tenham acesso a este e a outros direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal, como ao lazer, à saúde, ao trabalho, aos espaços de cultura e formação, entre outros”, afirma.

Ele destaca que “em uma metrópole do tamanho de Salvador, o deslocamento muitas vezes demanda o uso de vários modais de transporte a um alto custo, que pesa no orçamento das famílias, fazendo com que milhares de trabalhadores, buscando economizar, evitem sair aos domingos, geralmente o dia de descanso e de lazer, calculando os gastos com transporte seu e de toda a família”.

Para Hilton Coelho, “o pagamento da passagem do metrô pela metade nos dias de domingo possibilitaria à população a fruição de direitos sociais com um orçamento menor, ao mesmo tempo que incentiva o uso do transporte público em dias de demanda reduzida. Para tanto, é necessário que o governador encaminhe projeto de lei com a temática para esta Casa Legislativa”.

O parlamentar afirma existir plena viabilidade econômica e financeira, vez que, nos momentos iniciais de operação do metrô, até janeiro de 2016, foi possível o embarque de todos os usuários de forma gratuita, sem que o sistema fosse inviabilizado ou houvesse solução de descontinuidade da oferta do serviço. Naquele período, houve subsídio do Estado na garantia da operação do sistema.

“Há uma necessidade de avanço no tratamento do transporte como um verdadeiro direito social que proporciona dignidade e possibilita que a população mais pauperizada vivencie a cidade e os bens culturais que esta oferece e acreditando na importância e na viabilidade da proposta, solicito que os demais membros da Casa aprovem a indicação e que o governador apresente um projeto de lei que beneficie a maioria da população”, conclui Hilton Coelho.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados