Prefeitura usa novas técnicas na limpeza de manchas de óleo das praias

A força-tarefa para a retirada das manchas de petróleo nas praias de Salvador montada pela Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), está focada agora na retirada dos fragmentos que ficaram sob as pedras e na areia, com uso de máquina com peneiras puxadas por um trator, equipamento que separa os pequenos resíduos e devolve a areia limpa ao lugar de origem.

O trator com peneira está fazendo a limpeza na faixa de areia das praias de Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Maris, Itapuã, Piatã, Boca do Rio, Jardim de Alah, Pituba, Amaralina e Barra. A Limpur utiliza ainda jato de pressão que mistura água e areia para a remoção do petróleo nas pedras e peneiras manipuladas manualmente pelos agentes para a retirada de partículas em locais onde não há acesso a veículo.

“Nossas equipes estão concentrando todos os esforços na retirada das manchas que ficaram sob as pedras e de pelotas na faixa de areia, em um trabalho minucioso e mais demorado, com uso de material e técnicas de limpeza viáveis para esse tipo de trabalho. A força-tarefa continua até que todas as previsões da chegada de mais material sejam descartadas pelas autoridades competentes e até que as nossas praias estejam 100% limpas”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

Balanço – Até ontem (21), a Limpurb recolheu 100 toneladas de óleo das praias de Salvador. Desde a última sexta-feira (18), não foi registrada a chegada de novas manchas. As equipes estão trabalhando na retirada de vestígios e fragmentos do que ainda restou nas pedras e areia. As praias mais atingidas foram Pedra do Sal (Itapuã), Stella Maris, Praia do Flamengo (Pipa), Pituba e Amaralina.

De quinta (10) até a terça-feira (15), havia chegado apenas 37 quilos de óleo na costa soteropolitana. As manchas atingiram as praias de Salvador com maior força na quarta e na quinta-feira (17), quando juntos contabilizaram um total de 80 toneladas e 120 quilos.

Ao todo, as praias atingidas foram: Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Maris, Itapuã, Piatã, Placaford, Patamares, Boca do Rio, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Pituba, Amaralina, Ondina, Cristo e Farol da Barra. Não houve registro de presença do óleo nas praias do Subúrbio e Ilhas de Salvador.

São mais de 405 homens que estão trabalhando na limpeza do óleo nas praias, além de 16 caminhões e três tratores usados pelas equipes para a retirada do material. Todo óleo recolhido pela Limpurb está em um depósito temporário na sede do órgão até que as autoridades competentes decidam pelo destino final do material.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados