Clássicos do cinema baiano – Por Fagna Santos*

Na contramão das fomosas séries de canais pagos, eu continuo sendo uma amante dos clássicos de antigamente, coisa boa nunca sai de moda. Aproveite o final de semana pra curtir as paisagens, relembrar os temas (alguns continuam atuais). Separei alguns filmes baianos que ganharam o mundo revelando nossa cidade. Aproveite e faça uma pipoca pra gente. Quem sabe eles não te inspire pra seu próximo embarque?!

Pagador de Promessas

Inicie sua jornada por um dos queridinhos do cinema, ou vai dizer que nunca ouviu falar? Um dos maiores clássicos do cinema brasileiro, com premiações importates… Pois bem, a cena mais famosa (se é que existe alguma que não seja) acontece nas escadarias da Igreja do Paço. O filme é de 1962, foi dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes. Até hoje ele continua sendo atual.

O Milagre do Candeal:

Ah, sou da geração Timbalada e pronto. Substitui meus papéis de cartas todos, por páginas e páginas com artistas como Daniela Mercury e Timbalada (na época com Brown no comando), lá nos primórdios, não vou mentir. Lançado em 2004, “O Milagre do Candeal” mostra a criatividade de Carlinhos Brown e os seus projetos sociais que conseguiram mudar o bairro. Observe a fotografia do documentário, os aspectos culturais, como a cidade é linda.

Cidade Baixa

A Rede Globo teimava em passar somente na madrugada, como a madrugada é minha companheira, assistia. Quando parei de contar às vezes que assisti a esse filme, já tinha enchido uma mão.  Podia viajar nas paisagens sem sair de casa. E como viajei! Tem como cenário a Feira de São Joaquim uma das mais famosas feiras do Brasil. A maior feira livre de Salvador. O filme mostra a realidade dos moradores da Cidade Baixa que depois eu conto a diferença. “Cidade Baixa” foi lançado em 2005 e dirigido por Sérgio Machado.

Trampolim do Forte

Você já tinha ouvido falar nesse filme?
Apois, estava perdendo belissimas paisagens. Lugares como Porto e Elevador Lacerda, fazem parte como pano de fundo durante a gravação de muitas cenas. Lançado em novembro de 2013, é dirigido por João Rodrigo Mattos.

Ó Pai Ó

O MELHOR!  
Até hoje tenho esse DVD guardadinho e com maior cuidado. Em uma única obra é mostrado não somente o patrimônio histórico, como também a riqueza cultural de um povo. Suas cores, sua linguagem cotidiana, literalmente seu molejo baiano.
O famoso Bar de Neuzão é o ponto turístico que até hoje me encanta. O longa é dirigido por Monique Gardenberg e foi lançado em 2005. E ganhou meu coração por completo.

E ai, eu te pergunto, ainda tem dúvida onde vai passar suas férias? Viver na Bahia é fazer parte de um filme, mesmo que ainda não tenha sido exibido. Qual o tema do seu longa metragem?
*Eu sou @fagnasantoss, jornalista, descobrindo Salvador.

Categorias: Coluna,Noticias

Comentários estão fechados