Programa #vemprocentro é selecionado em concurso promovido pelo BID

Lançado pela Prefeitura em setembro, o programa #vemprocentro, que tem o objetivo de promover de forma integrada e planejada o desenvolvimento, requalificação e ocupação do Centro Histórico de Salvador, já ganhou destaque internacional. O projeto foi selecionado para participar do Concurso Desafio de Cidades (LAC Cities Challenge), promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que acontecerá em Nova Iorque, Filadélfia e Washington DC, nos Estados Unidos, entre os dias 4 e 8 de novembro.

Idealizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), o #vemprocentro foi um dos oito vencedores do concurso que teve 37 projetos inscritos de cidades da América Latina e Caribe. O concurso é voltado para ações inovadoras de requalificação de áreas degradas através de desenvolvimento urbano e econômico e com participação das iniciativas pública e privada.

“O #vemprocentro integra as diversas ações do programa Salvador 360 e está promovendo a ativação cultural e econômica do Centro Histórico. A intenção é criar um grande movimento de transformação coletiva e criativa do espaço público, onde estão sendo investido cerca de R$ 300 milhões”, disse o prefeito ACM Neto.

Nesta primeira fase, as oito equipes vencedoras do concurso serão premiadas com treinamento, troca de experiências em projetos de requalificação urbana, aprofundamento sobre metodologias e visita técnica a exemplos reais das três cidades nos Estados Unidos. Na segunda fase, com a experiência adquirida, as cidades podem avançar com a preparação de seus projetos.

#vemprocentro – É um programa integrado de requalificação e ocupação do Centro Histórico de Salvador, valorizando a riqueza cultural e urbanística e incentivando a presença do soteropolitano na região. O programa promove circuito de arte urbana, abertura das ruas para a população e atrações de arte e eventos.

Serão promovidas várias ações integradas em 10 eixos: patrimônio histórico, infraestrutura urbana, mobilidade urbana, habitação, centralização administrativa municipal, equipamentos estruturantes, ação cultural, ativação econômica, governança e gestão e ruas criativas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados